Existe idade para usar cabelos longos?

1 Coríntios 11

Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
1 Coríntios 11:6

e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
1 Coríntios 11:5

Mulheres nos anos 1940 e 1950 distanciaram da estética de suas avós e mães, é que os fios curtos foram, uma revolução da época ao optarem por cortar o cabelo, em vez de assumirem a imagem de senhorinhas de coques e de tranças.

Vaja que naquela época as senhoras e avós usavam seus longos cabelos em respeito ao Senhor.

Porém, como a sociedade tende a substituir um tabu por outro, o cabelo curto que significou uma ruptura e liberdade, décadas atrás, acabou se tornando quase um imperativo. Como se as mulheres tivesse que abrir mão das mechas longas, quando ultrapassassem certa idade. Mas ultrapassada, mesmo, é essa idade.

Até que idade posso usar cabelos longos? Muitas mulheres se fazem essa pergunta, motivadas por uma velha regra social que associava cabelos longos apenas para as mais jovens.

Hoje, isso não faz o menor sentido, até porque, o conceito de juventude se tornou muito plástico. Primeiro os 30 se tornaram os novos 20. Depois os 40, os novos 30. Muitas versões, aliás, são “ageless” (“sem idade”, aliás, é a tradução livre do termo, que vem do inglês).

Afinal, existe idade para usar cabelos longos? 

Da próxima vez que surgir a pergunta “até que idade posso usar cabelos longos?” Ou até que idade você pode fazer qualquer outra coisa,  a resposta correta existe.

E é apenas esta: até quando “eu” quiser.

Atualmente, a busca pela liberdade individual quer destruir tabus sem colocar outro no lugar, portanto, fique à vontade para assumir o cabelão. E também vale o conselho: pare um minutinho para pensar em todas as mulheres influentes, nas artes, na mídia e em outras áreas que têm cabelos longos em todas as faixas-etárias. Você está muito bem acompanhada.

O que a Bíblia diz sobre cortar o cabelo?

O importante é a decência e a modéstia, não o comprimento do cabelo.