Onde Jesus esteve dos 12 aos 30 anos de idade?

Jesus escreveu no chão com o dedo enquanto era interrogado por mestres e fariseus.

Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada Ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos.

Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos.

Eles disseram: — Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?

Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas Ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo.

Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: — Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher! Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão.

Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse: — Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? — Ninguém, senhor! — respondeu ela. Jesus disse: — Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!]

Vimos que os mestres e os fariseus estavam impregnados da lei, mas não a cumpriam à risca.

“Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel”. (Deuteronômio 22.22)

“Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados”. (Levítico 20.10)

Por que Jesus escreveu no chão?

Alguns teólogos especulam que Jesus escreveu na areia ou no pó para dar um tempo de reflexão aos acusadores, enquanto outros relacionam a ação de Jesus ao cumprimento do que está escrito em Jeremias 17.13:

“Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva”.

Jesus estava mostrando aos homens que eles haviam se perdido de Deus e que estavam bem distantes da verdadeira lei que deveria ser usada para fazer justiça e não o contrário. Eles agiram como “homens terrenos” e não “espirituais”.

A despeito do silêncio bíblico sobre esses 18 anos da vida de Jesus, existem fortes evidências bíblicas de que Ele continuou residindo em Nazaré até o início do Seu ministério público. Somos informados de que, após a Sua visita a Jerusalém, aos 12 anos de idade, Jesus regressou com José e Maria “para Nazaré; e era-lhes submisso” (Lucas 2:51); que Ele foi criado naquela mesma cidade (Lucas 4:16); que Ele veio “de Nazaré da Galileia” para ser batizado por João Batista no rio Jordão (Marcos 1:9); e que, após o aprisionamento deste, Jesus “deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum” (Mateus 4:12 e 13).

O Evangelho de Lucas, nos conta que, aos 12 anos, Ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam para casa, perceberam que Jesus tinha ficado para trás. Procuraram o garoto durante três dias e, não o encontrando, decidiram voltar ao Templo, onde o encontraram discutindo teologia com os sacerdotes em Jerusalém. Lucas conta que “Todos que o ouviam se admiravam de seu entendimento e de suas respostas” (Lucas 2.42-49). 

Jesus só volta a aparecer no relato bíblico já adulto, por volta dos 30 anos, ao ser batizado por João Batista no rio Jordão. É quando o conhecemos realmente.

Da infância, as Escrituras falam sobre o nascimento em Belém, a fuga com os pais para o Egito — para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, rei dos judeus — e a volta para Nazaré.

Da vida adulta, a seleção dos apóstolos e a pregação na Galileia, além do julgamento e da morte em Jerusalém. Mas o que aconteceu com Jesus entre os 12 e os 30 anos? Qual foi sua formação, o que moldou seu pensamento nesses 18 “anos ocultos”? Afinal, o que ele fez antes de iniciar seu ministério na Galileia?

O que aconteceu com Jesus nesse período que vai dos 12 aos 30 anos?

Na década de 20 d.C., quando Jesus estava nos seus 20 e poucos anos, o sentimento anti- romano cresceu mais ainda. Pôncio Pilatos assumiu o governo da Judéia cometendo o maior pecado que poderia;

Desdenhar da fé dos judeus no Deus único.

Antes dos 30, Jesus provavelmente teve a mesma formação religiosa dos judeus de sua época.

Aos16 anos o jovem Yeshua (Jesus, em aramaico) tinha 4 irmãos homens e pelo menos duas irmãs mulheres. E cresceu na cidade onde nasceu: Nazaré.

Aos 20 anos Ele pode não ter sido carpinteiro, mas pedreiro. E aos 28 anos de idade na Bíblia, o profeta João apenas batiza Cristo.

Aos seus 33 anos de idade os romanos crucificavam em massa. E Jesus foi um Deles.

Suetônio, que escreveu pouco depois de Tácito, informa sobre uma perseguição de cristãos, “gente que havia abraçado uma nova e perniciosa superstição”. Uma “superstição” cuja mensagem convenceria cada vez mais gente, a ponto de, no século 4, o imperador romano em pessoa (Constantino, no caso) “converter-se” a ela.

 — Onde está o seu pai? — perguntaram.

Jesus respondeu: — Vocês não me conhecem e também não conhecem o meu Pai. Se, de fato, me conhecessem, conheceriam também o meu Pai.

Jesus disse essas coisas quando estava ensinando no pátio do Templo, perto da caixa das ofertas. Ninguém o prendeu porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Jesus disse outra vez: — Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir. Os líderes judeus disseram: — Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar?

Jesus continuou: — Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que “EU SOU QUEM SOU”. — Quem é você? — perguntaram a Jesus. Ele respondeu: — Desde o começo eu disse quem sou.

Lc 2.52 | Jesus crescia em sabedoria, em estatura e no favor de Deus e das pessoas.

Lc 4.16-17 | 16 Quando Jesus chegou a Nazaré, cidade de sua infância, foi à sinagoga no sábado, como de costume, e se levantou para ler as Escrituras. 17 Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías,…

De toda forma, sabe-se que os judeus proporcionavam educação esmerada para os filhos.
Além de instrução religiosa (alfabetização bíblica), todos recebiam treinamento em habilidades práticas de que necessitariam no mundo das atividades diárias. Pai e mãe, num processo informal, educavam seus filhos,

Jesus trabalhou como carpinteiro
Dos 12 aos 30, Jesus trabalhou como carpinteiro. Tanto é assim que todos o chamavam pelo que conheciam da vida dele no cotidiano de seu lar.

Jesus desfrutou da benção da vida familiar
O nome que Jesus mais usou para referir-se a Deus foi “Pai”. O uso tão recorrente deste substantivo é, em si mesmo, um belo complemento a José.

Algumas palavras que Jesus ouviu com frequência no convívio de sua família em Nazaré (da infância aos 30 anos) ele usou no seu ministério público, tamanho deve ter sido o impacto positivo que elas causaram em sua vida. Por exemplo:

Mc 5.40-42 |40 A multidão riu de Jesus. Ele, porém, fez todos saírem e levou o pai e a mãe da menina e os três discípulos para o quarto onde ela estava deitada. 41 Segurando-a pela mão, disse-lhe: “Talita cumi!”, que quer dizer “Menina [ovelhinha], levante-se!”. 42 A menina, que tinha doze anos, levantou-se de imediato e começou a andar.

Jesus observou a graça de Deus nas pequenas coisas

Ele cresceu na parte mais graciosa da Palestina. Ao redor do Mar da Galileia havia a Planície de Genesaré. Os judeus costumavam dizer que a palavra Genesaré significava Príncipe dos Jardins.

Séforis, cidade onde Jesus deve ter trabalhado, conforme já vimos, era lugar onde os contemporâneos do Senhor diziam que “manava leite e mel”.

Algumas das árvores que cresciam na região onde Jesus cresceu:

Videira, oliveira, figueira, carvalho, noz, amendoeira, palmeira, cedro, cipreste, bálsamo, pinho, terebinto, sicômoro, murta, cidreira, romã, loureiro, loureiro rosa, etc.

Foi nessa terra de belezas incomparáveis que Jesus cresceu e viveu dos 12 aos 30 anos. Nesse ambiente, Jesus aprendeu muito:

  • a apreciar os semeadores semeando suas sementes — Mt 13.1-8;
  • a admirar os campos que amadureciam sob o sol da palestina — Mc 4.26-29;
  • a apreciar os pássaros apinhando-se nos arbustos do pé de mostarda — Mc 4.30-32;
  • a admirar as papoulas e as anêmonas florescerem de forma maravilhosa — Mt 6.28-29;
  • a observar tocas de raposas e ninhos de pássaros — Lc 9.58; 

Jesus também aprendeu a usar as ações e as coisas comuns do dia a dia como janelas através das quais Ele mostrava às pessoas vislumbres da verdade e da glória de Deus:

Ele assistiu sua mãe usar o fermento quando ela preparava o pão — Mt 13.33;

Ele viu sua mãe ou alguma parente correr de um lado para o outro, procurando uma dracma perdida no chão de seu casebre — Lc 15.8ss.;

Ele aprendeu o que acontece quando alguém coloca vinho novo em odres velhos — cujo couro havia perdido a elasticidade; e também como um remendo novo em vestes velhas poderia fazer um buraco ainda maior na roupa — Mt 9.16ss.;

Ele vivenciou a alegria de um vilarejo no dia de festa de casamento — Mt. 9.15;

Ele presenciou muitas vezes o pescador usando as suas redes — Mt 13.47;

Ele se impressionou com o cuidado do pastor pelas suas ovelhas – Lc 15.4-6;

Ele assistiu as crianças brincando nas ruas dos vilarejos em dias de casamentos e funerais — Mt 11.16ss.;

Poucos mestres tiveram seus pés tão firmados no chão da realidade e da vida comum como teve o Senhor Jesus Cristo.
Dos 12 aos 30 Ele esteve todos os dias aprendendo sobre como pegar a pessoa no “aqui e agora” e transportá-la para o “lá e então”, através das janelas da vida. Dos 12 aos 30 Ele estava aprendendo sobre quão perto a eternidade é do tempo presente, e sobre como ver a ação, o cuidado e o carinho de Deus nas coisas comuns da vida e do dia a dia.

Foi durante esses anos anônimos que Jesus orou, e orou muito. Tanto é que nós sempre veremos Jesus afastando-se das pessoas a fim de ir para um lugar a parte e solitário para orar a Deus.

Quando Ele estava vivendo a sua última agonia na cruz, ele exclamou: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito!” (Lc 23.46). Essa oração é uma citação direta do Salmo 31.5. Tal era a primeira oração que uma mãe judia ensinava o filho a fazer, quando Ele se deitava à noite para dormir.

Jesus cuidou de sua mãe e irmãos
Além de todas essas lições fundamentais que Jesus aprendeu nesses dezoito anos ocultos pelo Evangelhos, parece que ainda há uma última razão para tanto tempo de “silêncio”.
Após a história do nascimento de Jesus, José desapareceu de cena. Nós o vemos pela última vez em Lucas 2, quando Jesus vai ao templo (aos 12 anos).

Depois disso, ele desaparece de vez. Tanto que, no primeiro milagre de Jesus, em Caná da Galileia (Jo 2.1-11), Maria é citada, mas de José não se faz menção. A explicação mais plausível é a de que José havia morrido muito cedo.
Com a morte do pai, Jesus, sendo o filho mais velho, precisou cuidar (ou ajudar a cuidar) de sua família:

O Filho de Deus, quando se fez homem e habitou entre nós, preparou-se, no contexto da vida do lar para salvar a humanidade. Ele viveu e serviu em casa, na Galileia, em Nazaré.

Dos 12 aos 30 anos, Jesus não foi para a Índia buscar iluminação (Ele é a luz do mundo!); nem foi resolver seus conflitos pessoais. Ele viveu, aprendeu e preparou-se em Nazaré e seus arredores.

Lc 2.39-43 e 3.23 | 39 Após cumprirem todas as exigências da lei do Senhor, os pais de Jesus voltaram para casa em Nazaré, na Galileia. 40 Ali o menino foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus estava sobre ele. 41 Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando Jesus completou doze anos, foram à festa, como de costume. 43 Terminada a celebração, partiram de volta para Nazaré, […] 3.23 Jesus estava com cerca de trinta anos quando começou seu ministério. Jesus era conhecido como filho de José. […]

O ministério de Jesus é a nossa reconciliação: com Deus e com o outro (em família) — Rm 5.11; 2Co 5.11 e 18-19. Reconcilie-se.
A mesa de Jesus, a ceia do Senhor, é o sinal de que fomos reconciliados com Deus e com o próximo. Agora nós vivemos na família da fé. Venha para a mesa com fé, esperança e amor. Saia da mesa para repartir fé, esperança e amor.

A ELE E SOMENTE A ELA SEJA DADO TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA

AMÉM