Os últimos dias

 Lembre-se disto:

Nos últimos dias haverá tempos difíceis.  As pessoas serão egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosas e arrogantes. Elas falarão mal de Deus, desobedecerão aos pais, serão ingratas e não se incomodarão com as coisas de Deus.  

Elas não terão amor pelos outros, não perdoarão a ninguém, serão caluniadoras, não terão domínio próprio, serão cruéis e inimigas do bem.  Elas também serão traidoras, atrevidas, estarão cheias de orgulho e amarão mais os prazeres do que a Deus.  

Elas farão de conta que são religiosas, mas rejeitarão o poder da religião. Afaste-se dessas pessoas! 

A Palavra de Deus diz:

“Fique longe dessa gente!” (2 Timóteo 3:5,).

Será que isso quer dizer que temos que viver isolados das pessoas? Não. Isso quer dizer que não devemos ter amizade achegada com pessoas que são egoístas e que não respeitam a Deus. — Tiago 4:4.

A Bíblia fala que algumas pessoas iriam ‘suspirar e gemer por causa de todas as coisas detestáveis que estariam sendo feitas’.

O amor a Deus e ao próximo está diminuindo. (Mateus 24:12) Por causa disso, o egoísmo tem aumentado.

Hipocrisia religiosa. Mais e mais pessoas têm apenas “uma aparência de devoção a Deus”. (2 Timóteo 3:5) Elas preferem seguir líderes religiosos que falam o que elas querem ouvir, em vez de fazer o que Deus quer. — 2 Timóteo 4:3, 4.

Falta de amor na família. Muitos são “desobedientes aos pais” e “desnaturados”, ou seja, eles não amam nem mesmo os membros da própria família. Por causa disso, hoje, mais do que nunca, vemos famílias em que as pessoas são deixadas de lado, sofrem abusos e são vítimas de violência. — 2 Timóteo 3:2, 3.

Teimosia. Muitos são “desleais”, “traidores” e “teimosos”, e ‘não estão dispostos a acordos’. (2 Timóteo 3:2-4) Eles mostram essas atitudes quando se recusam a ceder, a chegar a acordos ou a cumprir suas promessas.

Mentiras maldosas. Vemos “blasfemadores” e “caluniadores” em todo lugar. (2 Timóteo 3:2, 3) Essas palavras podem se referir a pessoas que ofendem a outros ou a Deus, ou que contam mentiras sobre eles.

Orgulho. Muitos são “presunçosos, arrogantes” e “cheios de orgulho”. (2 Timóteo 3:2, 4) Eles gostam de contar vantagem e exageram quando falam de suas habilidades, suas qualidades e de quanto dinheiro têm.

Ganância. Hoje, muitos ‘amam o dinheiro’. Eles medem o sucesso de uma pessoa pelo tanto que ela ganha ou pelas coisas que ela possui. — 2 Timóteo 3:2.

A “Geração Eu”, em resumo, muitas pessoas são “sem amor ao que é bom”, ou seja, elas não conseguem nem mesmo amar o que é certo. E, por serem ‘ingratas’, elas não veem a necessidade de mostrar gratidão pelo que têm ou pelo que outros fazem por elas. — 2 Timóteo 3:2, 3.

Mas a Bíblia também disse que nem todo mundo seria assim. Com a ajuda de Deus, algumas pessoas se esforçariam para resistir a essa influência ruim e para pensar e agir de um modo que agradasse a Deus. — Isaías 2:2, 3.

Você, porém, tem seguido de perto o meu ensino, a minha maneira de viver, o meu propósito na vida, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,  as minhas perseguições e os meus sofrimentos. Você sabe tudo o que me aconteceu em Antioquia, em Icônio e em Listra, aquelas terríveis perseguições que suportei. Contudo o Senhor me livrou de todas elas.  De fato, todos aqueles que querem viver uma vida dedicada a Cristo Jesus serão perseguidos.  Mas as pessoas perversas e enganadoras irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas.

Quanto a você, continue seguindo as coisas que aprendeu e das quais você está convencido, pois sabe de quem as aprendeu.  Você também conhece as Escrituras Sagradas[b] desde a sua infância e sabe que elas podem dar a sabedoria que o levará à salvação por meio da fé em Cristo Jesus.  Toda a Escritura é inspirada por Deus e, por isso, é útil para falar sobre a verdade, para repreender os pecadores, para corrigir as faltas e para ensinar a maneira certa de viver.  E é fazendo uso dessa Escritura que o servo de Deus ficará capacitado e bem preparado para fazer todo o tipo de boa obra.

‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.
Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’ Atos 2:17-21

Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre. Daniel 12:3

A ELE E PARA ELE TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA PARA TODO SEMPRE

AMÉM