
Isso aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro:
Todos se batizavam antes de Jesus chegar. Como está escrito:
“Alguém está gritando no deserto:
Preparem o caminho para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele!
Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados.
Os caminhos tortos serão endireitados, e as estradas esburacadas serão consertadas.
E todos verão a salvação que Deus dá.”
As multidões iam se encontrar com João para serem batizadas por ele. Ele dizia a todos:
— Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar? Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. E não digam uns aos outros: “Nós somos descendentes de Abraão.” Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão! O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo.
Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim:
— Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?
Mas Jesus respondeu:
— Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer.
E João concordou.
Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
— Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado.
Mas João disse a todos:
— Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Atos 1:5 Pois João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, 1:6 Reunindo-se, pois, eles lhe perguntaram, dizendo: Senhor, restaurarás agora o reino a Israel? 1:7 E Ele disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 1:8 Mas recebereis poder, depois que o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 11:14-18
Ele trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa”. ― Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio. Então, me lembrei do que o Senhor tinha dito: “João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que deu a nós quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar que podia me opor a Deus? Quando eles ouviram isto, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: ― Então, Deus também concedeu aos gentios arrependimento para a vida!
Jesus Cristo é quem nos batiza com o Espírito Santo quando de nossa conversão para que possamos, por meio dele, ser guiados em toda a verdade e convencidos dos nossos pecados para arrependimento e salvação de nossas almas (Jo 16. 7-9 e 13; Mt 1, 21) Quem é convertido e não foi batizado com o Espírito não pode dizer e/ou compreender isso.
Então, preciso ser batizado nas águas?
Eu digo, não! Pois a promessa é de que Jesus nos batizaria com o Espírito Santo e com fogo.
Que devo fazer então para ser batizado pelo Espírito Santo!
Então o povo perguntava a João Batista:
— O que devemos fazer?
Ele respondia:
— Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem.
Alguns cobradores de impostos também chegaram para serem batizados e perguntaram a João:
— Mestre, o que devemos fazer?
— Não cobrem mais do que a lei manda! — respondeu João.
Alguns soldados também perguntavam:
— E nós, o que devemos fazer?
E João respondia:
— Não tomem dinheiro de ninguém, nem pela força nem por meio de acusações falsas. E se contentem com o salário que recebem.
O Senhor disse:
“Não te admires de que toda a humanidade, sim, homens e mulheres, toda nação, tribo, língua e povo tenham de nascer de novo; sim, nascer de Deus, serem mudados de seu estado carnal e decaído para um estado de retidão, sendo redimidos por Deus, tornando-se seus filhos e filhas;
E tornam-se, assim, novas criaturas; e a menos que façam isto, não poderão de modo algum herdar o reino de Deus” (Mosias 27:25–26).
Amem
Glórias a Deus Todo Poderoso e ao Seu Filho Jesus.