Filipenses 3:20 Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.
Vereis o céu aberto? Que será isso — o céu aberto? — Entendemos que Jesus fala do céu estrelado, do espaço, no qual se movem a terra, o sol, as estrelas. Ele fala do céu invisível também, do Reino de Deus, da realidade dos anjos e dos exércitos celestiais, que obedecem ao Criador sem restrição alguma que nós não vemos.
Nós rasgamos o céu para mostrar a verdade.
Vereis o céu aberto. Que promessa! Entendemos que ela vale também para nós. E não é este o nosso problema número um de não conseguirmos ver tal céu aberto, de não crermos naquela bendita abertura de que Jesus fala? O céu aberto — isto é, que é possível ter a experiência do poder e da presença graciosa de Deus! Mas se ao menos houvesse uma prova! Um sinal! Nem precisava ser milagre, visão de anjos que sobem e descem, ou coisa parecida. Apenas uma prova clara de que Deus existe e de que ele se interessa por nós, por suas criaturas todas, pelo mundo. Mas este céu, se existe, parece ser uma realidade tão distante.
As vezes, uma voz dentro de mim diz que tudo é verdadeiro, que sinto a presença infinita de Deus, olho em minha volta e vejo que não é sonho, é tudo tão perfeito e real.
Há um inferno e ele está aqui nos rodeando o tempo todo. A terra onde o Acusador é uma entidade independente com poder real, exceto aquele que Deus consente em lhe dar. A figura, portanto, origina-se do Conselho Divino e Satanás representa um dos “filhos de Deus” a quem é dado poder crescente como no Prólogo de Jó, onde Deus lhe deu controle sobre uma variedade de forças negativas e hostis no mundo.
O inferno — este sim! É só ler os jornais. É só ler a página que trata das ocorrências policiais: crimes, assaltos, vinganças, roubos, sequestros, torturas. Sim — o inferno parece aberto, com entrada franca. Os maus espíritos parecem soltos. Muitas vezes os homens agem assim como se um fosse o diabo do outro. E não é só nos jornais que os maus espíritos marcam passagem. É no nosso próprio ambiente, na irritação que reina em todos os lugares. A Bíblia diz que o Diabo governa sobre “todos os reinos da terra”. (Lucas 4:5, 6).
O nosso lar não é aqui onde habitamos hoje, e não importa o que digam, nunca me senti bem aqui na terra. Me sinto como se estivesse em um lugar, uma casa toda descuidada, desorganizada, num ambiente sem razão de ser, hostil, sim — é dentro de cada ser, de cada um que o inferno se manifesta. Pensamentos de ódio, de inveja, medo, desânimo, desespero. Paixões descontroladas. Egoísmo grosseiro ou refinado. Sim — nossa experiência pessoal parece provar que o céu para nós está fechado. Porque tudo isso que acabamos de mencionar não pode existir no céu, já que o céu é justiça, paz, amor, alegria.
É bom admitirmos com toda a honestidade que estamos vivendo fora do céu. A própria Bíblia o diz, afirmando que Deus colocou anjos à porta do paraíso para guardar o caminho da árvore da vida.
E agora ouvimos em nosso trecho bíblico que contudo há um lugar onde o céu está aberto. Que este lugar está relacionado com a pessoa de Jesus: Na noite de seu nascimento, os anjos anunciam a boa mensagem da salvação: Céu aberto, portanto. Na hora do batismo de Jesus, ouve-se uma voz do céu que diz: Este é meu Filho amado em quem me comprazo. Outra vez — céu aberto. A glorificação de Jesus no monte, quando suas vestes se tornaram brancas como a neve: Céu aberto. Getsêmani, Gólgota e a vitória no dia da ressurreição: Anjos que confortam, santos que saem dos túmulos, jovens de vestes brancas que anunciam a ressurreição de Jesus. Céu aberto. Dia da ascensão — céu aberto. E a esperança da volta de Jesus em poder e glória: Céu aberto, definitivamente aberto!

Amém