A Presença de Deus no Ser Humano

“Si observo el Shabbat, Dios me protegerá/es una señal eterna entre El e yo.”

“No princípio criou D’us os céus e a terra”

Sublime, maravilhoso, mistério, temor e glória. Este é o Meu Senhor de Honra e Glória

Eis que venho sem demora! E trago comigo o galardão que tenho para premiar a cada um segundo as suas obras. Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Derradeiro, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais. 

“Assim diz Yahweh, o SENHOR, o rei de Israel, o seu Redentor, o Eterno dos Exércitos: ‘Eu Sou o primeiro e Eu Sou o último; além de mim não há Deus.

Guardai o meu Schabat porque ele deve ser santo para Ti’. (Êxodo 31;14).

O que o Schabat confere ao homem é algo real, quase aberto à percepção, como se uma luz, que brilha de dentro, que de sua face resplandece. “Deus abençoou o sétimo dia” (Gênese 2:3): “Ele o abençoou com a luz de um rosto de homem: a luz de um rosto de homem, durante a semana, não é a mesma que a de uma no Schabat

Os dias da nossa vida, ao contrário de fugazes, são representantes da eternidade e devemos viver como se o destino de todo o tempo dependesse totalmente de um só momento. Visto como temporalidade, a essência do tempo é separação, isolamento.

Um momento temporal é sempre solitário, sempre exclusivo. Dois instantes nunca podem estar juntos, nunca podem ser contemporâneos. Visto como eternidade, a essência do tempo é união, comunhão. É no tempo e não no espaço que podemos comungar, adorar, amar.

É no tempo que um dia pode valer mil anos. As intuições criativas desenvolvem-se durante uma vida inteira para durar um momento.
Contudo, permanecem para sempre. Pois permanecer significa estar em comunhão com Deus, “aderir a Ele” (Dt 11,22).

Um momento não tem outro momento contemporâneo dentro do tempo. Mas na eternidade cada
momento pode tornar-se contemporâneo de Deus.

Deus me persegue em toda parte, como um tremor
O desejo em mim é por descanso; Ele me convocando diz: vem!
Percebo visões vagando como mendigos pela ruas!
Eu vou com meus devaneios
Como num corredor através do mundo,
Às vezes, vejo suspensa em mim a face sem face de Deus. (Heschel)