Jesus vai voltar quando ninguém mais estiver esperando.
Os escarnecedores nos últimos dias
Onde está o seu Deus? Alguém perguntou! Dia e noite, as lágrimas têm sido meu alimento, enquanto zombam de mim o tempo todo, dizendo: “Onde está o seu Deus?”.
Duas passagens na Bíblia dizem que “nos últimos dias virão escarnecedores”. Ambos 2 Pedro 3:3 e Judas 1:18 explicam o que isso significa.
Um “escarnecedor” neste contexto é aquele que zomba de Cristo, ridiculariza as coisas de Deus e se opõe ao evangelho. Pedro e Judas estavam escrevendo advertências contra os falsos mestres que tinham a intenção de enganar os outros. A palavra escarnecedor se refere a alguém que nega as verdades das Escrituras e incita outros a aceitar seu erro.
Os escarnecedores têm existido desde o Jardim do Éden.
A primeira tentação de Satanás ao homem foi na forma de zombar da ordem de Deus: “É assim que Deus disse:…?” Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19
Onde há pecado, há desordem e dor. Mas, por que Deus permite?
A consequência é que a desobediência foi fatal, lá no jardim do Éden, e cabe a nós nos redimirmos com Deus e o único caminho é e somente ELE, Jesus, ELE pagou o preço pela iniquidade de Adão e Eva, mas ainda não chegou o fim.
Se formos fiéis até o fim, ai sim, seremos salvos, Jesus não pagou o preço com seu sofrimento para que fosse moleza, Ele nos testa, nos fortalece, mas nós temos que fazer a nossa parte.
Eu aceitei Jesus e ponto, estou salvo, vou ter tudo que mereço e vou ser feliz. Mas qual é a felicidade que tu busca? A minha eu sei qual é. Que Deus salve a mim e aos meus filhos, e somente para eles eu dou minha vida se for preciso. Assim Deus age, porque somos todos filhos de Deus.
Os escarnecedores dominaram os dias de Noé (Gênesis 6:5-8; Hebreus 11:7), deixando Deus com pouca escolha a não ser destruí-los todos e recomeçar com Noé, o único homem justo na terra. Os escarnecedores se recusam a acreditar na palavra do Senhor e se consideram seus próprios deuses (2 Crônicas 36:16). O salmista adverte contra a digressão que resulta da associação casual com pessoas iníquas a sentar-se “na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1), adotando sua cosmovisão – e compartilhando seu destino.
Mas à medida que o Dia do Senhor se aproxima, o escárnio aumentará. Pedro descreve esses zombadores como “andando segundo as suas próprias concupiscências” (2 Pedro 3:3) e questionando a segunda vinda do Senhor Jesus (2 Pedro 3:4). Milhares de anos se passaram desde que Jesus ascendeu ao céu, prometendo voltar para os Seus fiéis (João 14:1–4; Apocalipse 22:12). Os escarnecedores apontam para o lapso de tempo e zombam daqueles que ainda esperam e anseiam por Seu aparecimento (2 Timóteo 4:8; 2 Tessalonicenses 1:7).
Judas descreve os zombadores dos últimos dias como pessoas que seguem desejos ímpios e criam divisão na igreja (Judas 1:18). Eles podem até se apresentar como líderes de igreja, mas “não têm o Espírito” (Judas 1:19).
Antes da volta de Jesus Ele alertou: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses” (2 Timóteo 3:1–5). Os escarnecedores vão se encaixar perfeitamente nessa multidão.
“…porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos.”
A proliferação de zombadores é um sinal dos últimos dias. Eles professam ser sábios, mas são realmente tolos (Salmo 14:1). Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”.
A terra estará ao máximo de transgressões, o pecado da humanidade chegará ao máximo, e o tempo em que este filho da perdição poderá levantar seu reino de impiedade. Jesus claramente está dizendo que o mundo nos últimos dias será de tal modo pervertido, os últimos dias serão terríveis, o mal chegará ao seu estágio mais avançado, os homens se deleitarão no pecado e naquilo que é contra Deus, pois Satanás estará trabalhando de forma intensa, Satanás não medirá esforços para corromper o mundo e perverter os homens, conduzindo-os para a perdição. Este é o cenário ideal para que o filho da perdição, o Anticristo, possa se levantar.
Em resumo, o Anticristo não poderá se manifestar até que a medida do pecado e da iniquidade da humanidade esteja completa. A permissão para sua ascensão estará relacionada com o grau de corrupção e maldade que prevalecerá no mundo. Sua manifestação está ligada ao estado moral e espiritual da humanidade.
A alma dos justos tem sede de Deus — Os iníquos dizem: Onde está o teu Deus? Zombaria dos meus adversários, questionando-me sem parar:
Dia e noite, as lágrimas têm sido meu alimento, enquanto zombam de mim o tempo todo, dizendo: “Onde está o seu Deus?”.
Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim brama a minha alma por ti, ó Deus!
Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?
Eu respondo: Deus está no céu fazendo tudo o que lhe agrada. Deus está no mesmo lugar em que ele estava quando você cantava pela noite. Deus está no mesmo lugar em que estava quando lhe deu milhares de dias e noites boas.
Deus está se preparando para sua vingança contra aqueles que escarnecem dos seus amados. O Senhor reina.
Glória e Honra ao Deus Todo Poderoso e ao Seu Filho Jesus Amem