NÃO EXISTE KARMA

Sabe aquela culpa que você carrega, aquele arrependimento, aquela consciência pesada sem ter feito nada de errado, não é sua.

Sabe aquela ovelha negra da família, essa sou eu. Odeio fofoca, intriga, falsidade, mentira, enganação. A ovelha negra da família não se encaixa numa família falsa, mentirosa, enganadora.

Bem…

Hoje eu quero falar sobre “O Carma, ou o Karma”.

O carma é um conceito teológico encontrado no Budismo e Hinduísmo.

 É a ideia de que como alguém vive sua vida vai determinar a qualidade de vida dessa pessoa quando reencarnar. Em outras palavras, se alguém deixar de ser egoísta e é gentil e santo durante sua vida, essa pessoa vai ser recompensada ao reencarnar (renascer em um novo corpo terreno) com uma vida agradável. No entanto, se alguém viver uma vida de egoísmo e perversidade, essa pessoa vai reencarnar em uma vida muito menos agradável. Em outras palavras, semearemos na outra vida o que plantarmos nesta. Carma é baseado na crença religiosa de reencarnação. A Bíblia não concorda com a ideia de reencarnação, portanto, não sustenta a ideia de carma.

Originalmente, a palavra karma significava “força” ou “movimento”. Entretanto, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para “lei” ou “ordem”, definida muitas vezes como lei de conservação da força.

Você sabe o que significa literatura “pós-védica”?

civilização védica – segundo o que consta nos Vedas, foi a civilização que floresceu na região do subcontinente indiano e tinha como base de sua cultura (tanto material quanto espiritualmente), os princípios que hoje podemos encontrar nos textos védicos. 

Segundo a maioria dos estudiosos acadêmicos ocidentais, a civilização védica desenvolveu-se nos segundo e primeiro milênio a.C., embora a própria tradição da literatura védica proponha uma data muito mais remota, chegando a dezenas e centenas de milhares de anos.

sânscrito védico persistiu até o século VI a.C., quando a cultura começou a transformar-se nas formas clássicas do hinduísmo (termo forjado pelos ocidentais para caracterizar e amalgamar a variedade de práticas e escolas de pensamento existentes naquela região que tinham como base os vedas, numa única denominação). Este período da história da Índia é conhecido como a era Védica. A partir de 700 a.C., surgiu os Mahajanapadas (os dezesseis grandes reinos indianos da Idade do Ferro)

Os Vedas formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo.

O período védico é assim denominado porque foi nesta época que os Vedas foram compilados. Os Vedas são antologias de textos cuja data de criação é impossível precisar[carece de fontes]. São eles em número de quatro:

  • Rigveda: hinos compostos em forma poética para recitação em sacrifícios;
  • Yajurveda: hinos em prosa para recitação em voz baixa durante os sacrifícios,
  • Sâmaveda: versos para serem cantados, em grande parte do Rigveda;
  • Atharvaveda: foi aceito como um Veda tardiamente, e contém fórmulas de encantamento para cura.

Resumindo, o Karma significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um caso de causa e consequência. Causa e consequência de que? De invenção da civilização dos Vedas!

Jesus veio para nos libertar da escravidão. Não se condene, mas não se mantenha escravo de nada neste mundo, pois Jesus veio para nos libertar e nos fazer livres. 

“Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre” (João 8, 34-35).

Quando você realiza ou causa propositalmente ou intencional algo para alguém você é culpado, então você cometeu um pecado, não é karma, é pecado. Você não terá outras existências ou nas próximas existências para reparar erros, o aqui, é agora. Ou se arrepende, ou vai passar a eternidade longe da presença de Deus.

Mas pelo contrário, quando você fez algo sem intenção de machucar ou prejudicar alguém, com intenção de ajudar, não existe arrependimento, por mais que a pessoa se sinta prejudicada, não tem efeito.

Agora o homem se tornou como um de nós, (anjos) pois conhece o bem e o mal. Nossos olhos estão abertos, pois conhecemos o bem e o mal, só faz o mal quem realmente é mau.

“Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo”.

Portanto, os anjos que permaneceram fiéis ao Senhor eram membros da corte celestial, tendo passado pelos testes de fidelidade e obediência em face da tentação.

Pois é, existe também os” karmistas”, que cuidam dos de fora, mas dos seus não cuidam.

Eis um versículo da Bíblia:

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8

Deus diz que se você não cuida da sua família, feriu sua família, está ferindo relacionamento “Comigo”, está ferindo a sua fé, a sua relação comigo. Vocês cobrem meu altar com choro, com lágrimas, com gemidos, mas eu não ouço. Suas orações são impedidas. O Deus que diz invoca-me e Eu responderei, agora diz não. E Você diz Porque? Por que Deus foi testemunha da aliança entre ti e a tua família.

A mentalidade de um karmista, é a de a caridade atrasa a evolução espiritual das pessoas, as pessoas estão na miséria, estão sofrendo porque elas merecem em vista do que elas fizeram na sua vida passada. Por que elas precisam de uma limpeza karmica, elas precisam passar fome, sofrer, pagar pelos carmas passado.

Na verdade as pessoas estão sofrendo, por um sistema social que gera tanta desigualdade econômica. E os karmistas estão vendo elas como culpadas por karmas passados. E é isso que você merece pela vida passada.
Muito cruel essa interpretação moral perversa, uma ética perversa. Digamos que os karmistas pensam assim.

E o que Jesus diria sobre essas pessoas
“Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25,40)
Deus abomina e repugna tais atos. Jesus nos deu o exemplo de como devemos tratar os espíritos.
Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Deuteronômio 18:10-12

Mas não se preocupe, vá bem na vida, prospere em tudo. Por que o justo sofre e o ímpio é bem sucedido na vida. Por que há pessoas que fazem o mal não recebem imediatamente o castigo de Deus. Por que coisas boas acontecem com pessoas más e coisas más acontecem com pessoas boas.

Mas há homens cheio do Espírito Santo como João Batista na prisão e homens perversos como Herodes estão no trono. Por que um homem como o apóstolo Paulo foi degolado, enquanto devassos e perversos como Nero governou o mundo. Por que aqueles que escarnecem de Deus se tornam ricos e desfrutam dos prazeres deste mundo e aqueles que são fiéis a Deus passam por dificuldades e ainda têm que suportar a disciplina de Deus.

Asafe olhou pela janela da tentação e começou a sentir inveja dos arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos. Eles são arrogantes, mas são ricos, são fortes, são populares, são aparentemente felizes. Os ímpios desandam a boca para falar impropérios contra o próximo. Os ímpios desandam a boca para falar contra Deus e eles não têm limites na sua insolência. Os conselhos dos ímpios são muito mais aceitos a despeito de suas leviandades. A destruição deles virá repentinamente. Os ímpios vão despertar para a vergonha e horror eterno. Jesus vai lhes dizer: “Nunca vos conheci”(Mt 7:23).

“Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra… Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre” Deus é minha herança eterna no céu.  Deus castiga o piedoso porque está trabalhando nele, transformando-o na imagem do Rei da glória, está desmamando-o do mundo. Mas mesmo aqui ele tem a presença de Deus, o cuidado de Deus, a direção de Deus e ao final ele terá a recompensa de Deus. O piedoso está seguro, guiado e glorificado (Rm 8:29-30). Para o crente a morte é lucro, é partir para estar com Cristo. É deixar o corpo e habitar com o Senhor.

Não se preocupe com o ímpio. Preocupe-se, sim, em viver a minha vontade. Diz o Senhor. Eu julgarei você pelas suas escolhas, e não pelas escolhas dos ímpios“.

O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4

AO PAI ETERNO HONRA E GLÓRIA E SEU FILHO JESUS

AMEM