Saul, rei de Israel, e três de seus filhos foram mortos numa batalha. Inicialmente, os corpos deles ficaram no território inimigo e foram tratados com desrespeito. Ao saberem disso, guerreiros israelitas que serviam a Deus foram até lá, pegaram os corpos de Saul e de seus filhos, os queimaram e depois enterraram os restos mortais. (1 Samuel 31:8-13) A Bíblia indica que o que foi feito com os corpos daqueles homens não era algo errado. — 2 Samuel 2:4-6.
O Diabo, evidentemente, desejava usar o corpo de Moisés para enlaçar o povo israelita. Seu corpo nunca foi encontrado, provavelmente, foi para impedir que os israelitas fossem enlaçados pela adoração falsa por fazerem da sepultura dele um santuário.
Satanás não queria o cadáver de Moisés para ele mesmo. Muito provavelmente, o objetivo dele era fazer a nação de Israel (povo) cultuar o corpo de Moisés, assim como muitos povos antigos faziam e ainda fazem até hoje.
Afim de fazer dele um ídolo, e do local um grande lugar de peregrinação á semelhança do que é feito na Arábia Saudita com Maomé, coisa errada aos olhos de Deus. Tá, mas, e as peregrinações que fazem as “santas” que tem por ai, tipo, peregrinação ao cristo no corcovado, a aparecida, também é abominação e corrupção aos olhos de Deus? Não seria para idolatrar um ser humano?
Nota-se que Moisés morreu, e houve uma disputa do seu corpo (não do seu espirito) , por isso corrobora mais ainda que Moisés foi ressuscitado sem aquele corpo. O corpo de Moisés foi enterrado pelo próprio Deus num lugar desconhecido, e isto também impossibilitou quaisquer peregrinações futuras à sua sepultura e repudiou metaforicamente a idolatria do meio do povo de Deus.
” O Senhor te repreenda!”
o Senhor protege o justo
O justo, mesmo diante da morte, é protegido pelo Senhor, através do seu anjo, que tira o fiel das mãos do diabo, príncipe do inferno. Mas mesmo nesse caso, o anjo não teve a ousadia de tirar o papel de Deus, que é o único que pode julgar, e não proferiu contra satanás um juízo que o condenava.
O fato de que um corpo ter sido cremado não dificulta em nada a capacidade de Deus de ressuscitar tal corpo foi enterrado, cremado, devorado por animais selvagens.
Se a pessoa for cremada, Deus não vai conseguir ressuscitá-la?
Fato: Deus tem o poder de ressuscitar os mortos e para Ele não faz diferença se o corpo foi enterrado, cremado, devorado por animais selvagens ou se desapareceu no mar. (Apocalipse 20:13) O Todo-Poderoso pode facilmente criar um novo corpo para a pessoa. — 1 Coríntios 15:35, 38.
Mas como! Eu não posso ser cremado porque é pecado!
Pecado é a tua boca que fala besteira, pecado é teu pensamento cheio de maldade, pecado é você se desviar do caminho do mendigo com cara de nojo, você não é mais que ele, teu corpo fede igual o dele, teus gases fedem igual ao dele, pecado é você não ajudar quem precisa, pecado é teu corpo já estar apodrecendo em vida com um câncer e ainda assim, estar desejando o mal para teu irmão.
Pecado é a tua vaidade, em parecer ser mais que os outros, é se sentir mais que os outros.
Ah! Mas é pecado cremar o corpo. Então por que você doa teus órgãos, teu rim, teu fígado, teu coração para outro usar. Vais ressuscitar sem teus rins, sem teu coração, sem teus olhos. Ai pode…Né!
O corpo não é teu? você não tem que ser enterrado com teu corpo todo? Para que Deus posa te ressucitar?Mas a cremação é pecado! Mas doar todos os teus órgãos pode.?
Ah! Eu vou doar meu órgão porque sou bonzinho, sou santo!
Tu acha que Deus quer teu corpo, quem quer teu corpo é Lúcifer. Deus, quer tua alma, por isso que Ele vai te dar um novo corpo, não outra alma.
Não importa nada, se tu foi cremado, ou sepultado para os bichos comerem o teu corpo. A tua alma voltou para Deus. O corpo é o templo terreno, onde habita o Espírito Santo de Deus a tua alma. Depois que o corpo morre, o qual foi feito de matéria terrena, nada mais importa.
Eu preciso do meu corpo mundano, fedido, pesado, corrupto, quando Jesus me ressuscitar…Deus tem o poder de te dar um novo corpo e Ele vai te dar, Ele nem quer que você use esse corpo fedido.
Acreditando no simbolismo da morte de Cristo, a Igreja no seculo XIX e XX plantou a ideia de que, quem era cremado, nao acreditava na ressurreição do ultimo dia.
Alguns pastores, tem o argumento de que, pessoas cremadas são revoltadas com Deus e que acham que a morte é o fim de tudo, voltando na ideia de que a ressurreição não seria válida.
Conforme sabemos, a primitiva ”ekklésia” manteve o ”modus operandi” fúnebre hebraico inalterado. Mesmo em Roma, os cadáveres cristãos repugnavam a pira, sendo devidamente depositados em sítios ou locais apropriados.
A Bíblia diz que, na morte, a pessoa volta ao pó, e é exatamente isso o que acontece quando o corpo se decompõe. (Gênesis 3:19) A cremação só acelera esse processo ao reduzir o corpo a cinzas, ou pó.
Os filisteus estavam lutando contra Israel. Os homens de Israel fugiram dos filisteus, e muitos foram mortos no monte Gilboa. Os filisteus perseguiram de perto Saul e seus filhos, e os filisteus mataram Jonatã, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul.
A luta ficou intensa contra Saul; os arqueiros o encontraram, e ele foi ferido gravemente pelos arqueiros. Saul disse então ao seu escudeiro: “Puxe a espada e mate-me, para que esses incircuncisos não me tratem com crueldade e me matem.” Mas seu escudeiro não quis fazer isso, porque estava com muito medo. Então Saul pegou a espada e se jogou sobre ela. Vendo que Saul estava morto, seu escudeiro também se jogou sobre a sua espada e morreu junto com ele. Assim Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus homens morreram naquele dia.
Após a anexação de Israel como colônia romana, um dos cerimoniais gentios mais repulsivos ao judeu consistia na pública cremação de seus entes.
A última etapa da história de “Israel” (povo), do Antigo ao Primeiro Testamento, é marcada pela presença dos romanos.
Jerusalém torna-se, então, Colonia Aelia Capitolina e o templo a Júpiter é levantado no local do antigo Templo dos judeus, além dos outros templos construídos na cidade.
Jerusalém hoje é tomada por Roma, tudo lá tem seus traços, seus templos, todas as religiões em comum acordo. Aos judeus Jerusalém foi proibida, sob pena de morte. A Judeia torna-se parte da província Síria-Palestina. (Síria Palestina foi uma província do Império Romano).
Jesus disse: Eu não vou continuar a falar muito mais convosco, pois o príncipe deste mundo está chegando. Ele não tem direito e nada pode sobre mim;
Chegou a hora de este mundo ser julgado, e agora o príncipe deste mundo será expulso. João 12:31
Se você tem se esquecido de sua alma e anda ocupado e preocupado apenas com seu corpo lembre-se disso: Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? (Marcos 8:36-37
A Bíblia ensina que sua alma é algo preciosíssimo porque ela pertence a Deus:
Eis que todas as almas são minhas. (Ezequiel 18:4a)
A alma humana é tão valiosa que o próprio Deus pagou um preço que ninguém poderia pagar para resgatá-la: o sacrifício de seu único Filho!
“Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:6)
Jesus disse:
…Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lucas 10:37)