Os dez justos que não existiam em Sodoma e Gomorra

“A destruição de cidades (Sodoma e Gomorra são um bom exemplo) é anunciada como uma vingança pelos pecados da população. “
Deus decidiu destruí-las.
Gozavam de uma natureza rica e cobiçada, mas pecavam, entre outras coisas, pela falta de hospitalidade com os imigrantes.

Abraão, pai dos crentes, interveio para que Jeová não acabasse com elas. Fez uma proposta: Se existissem nelas 50 homens justos, o castigo seria evitado? E se fossem somente 40 ou 30? Abraão foi baixando o número. E se existissem pelo menos 10?

Deus estava disposto a perdoar até mesmo com somente 10 justos, mas não os encontraram, e Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo.

No relato bíblico, existe uma figura emblemática: a mulher de Lot, a quem Jeová pede que ao deixar a cidade antes de ser destruída, não olhe para trás. Ela desobedece. Não consegue separar-se do passado. Jeová a castiga transformando-a em estátua de sal.

Assim como Deus decidiu mandar um dilúvio apenas naquela ocasião, pois achou assim apropriado. Mas, em nenhum momento Ele disse que os maus das gerações futuras ficariam impunes. Muito pelo contrário, no Salmo 37:9, 10, o Criador deixa bem claro que em breve eliminará todos os maus de modo definitivo.

Em Ezequiel 16:49, que diz: “Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas. eis como vivia ela, assim como suas filhas, não ajudavam os pobres e necessitados”.
Arrogância e desprezo pelos necessitados – Ezequiel 16:49-50

Outra visão é apontada em Pedro 2:6-19, que diz algo sobre Sodoma ser uma terra “sem lei”, com seus habitantes quebrando diversas leis bíblicas.

A destruição de Sodoma e Gomorra também serviu como exemplo. Assim como Sodoma e Gomorra foram destruídas, um dia Deus trará castigo sobre todas as pessoas maldosas. Deus fará justiça (2 Pedro 2:6).

Os ímpios receberão aquilo que merecem, mas Deus também tem poder para proteger os justos. Deus poupou Ló e também poupa aqueles que O amam, rejeitando o pecado que os rodeia (2 Pedro 2:7-9).
Os textos proféticos (como o Livro de Ezequiel, capítulo 16, versículo 49) explicam que Sodoma foi destruída por causa de seu orgulho, descuido e por não ter ajudado os pobres e os infelizes.

“Quem desobedece a Deus, morre!”
O castigo divino tinha sido cumprido.

Somente para Deus toda HONRA e toda GLÓRIA

Amém

Atos 2:27
Porque Tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição.

Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos, nem permitirás que o teu Santo apodreça no túmulo.

Deus todo Poderoso eu te amo de todo meu coração e de toda a minha alma.