Não se preocupe com os perversos! Não fique com inveja dos homens maus. Eles logo secarão como o capim; murcharão como a erva verde. Confie no SENHOR e procure fazer o bem; assim você viverá tranquilamente em seu lugar e desfrutará de toda a segurança.
Eles sabem que não serão salvos, então continuam sendo maus, os maus, deixa eles fazerem o mal
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras , para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
Nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
Acaso não disse Jesus que o “Dízimo” seria para os órfãos, as viúvas e estrangeiros?
— Quando, no terceiro ano, que é o ano dos dízimos, você acabar de separar todos os dízimos da colheita, você os dará aos levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas, para que comam até se fartarem nas cidades de vocês. Depois, diante do SENHOR, seu Deus, você dirá: “Tirei de minha casa o que é consagrado e dei também aos levitas, aos estrangeiros, aos órfãos, às viúvas, segundo todos os mandamentos que me tens ordenado; nada transgredi dos teus mandamentos, nem deles me esqueci. Dos dízimos não comi quando estava de luto e deles nada tirei estando impuro, nem deles dei para a casa de algum morto; obedeci à voz do SENHOR, meu Deus; segundo tudo o que me ordenaste, assim eu fiz. Deuteronômio 26:12-15
A Bíblia destaca a importância de cuidar dos mais vulneráveis da sociedade e de praticar a generosidade com aqueles que precisam. Distribuir o dízimo aos necessitados não apenas cumpre um mandamento divino, mas também ajuda a construir uma sociedade mais justa e solidária.
No antigo Israel, quando após o sorteio de terras entre as 12 tribos (10 tribos oriundas de 10 dos filhos de Jacó, exceto Levi e José, este último representado por seus filhos, Manassés e Efraim) são distribuídas as terras de Canaã aos israelitas. Porém a tribo dos levitas não recebe terras, porque eles foram reservados para o serviço sacerdotal, inicialmente prestado no templo móvel e, mais tarde, no de Jerusalém.
Naquela época e aquele povo, os sacerdotes e levitas não tinham terras, e as outras 11 tribos tinham, então eles levavam dízimos, primícias e ofertas para eles, assim eles tinham condições de receber e ajudar estrangeiros, visitantes, e o povo…
Sem ter terras para produzir seu sustento, como os membros desta tribo sobreviveriam? Por este motivo é instituído pela primeira vez o arranjo do dízimo, segundo os relatos de Números 18:21, Levítico 27:30, Neemias 10:37 e Deuteronômio 26:12,13. Note que o dízimo não deveria ser dado em forma de dinheiro, mas daquilo que a terra produziu, como “produtos do campo e frutos das árvores”, como animais e cereais, para garantir o sustento dos membros daquela tribo.
Com a vinda do Messias, todo aquele arranjo de coisas que a lei mosaica instituiu, como um templo para onde deveriam ser levados animais visando ser abatidos para o israelita obter perdão por seus pecados deixou de existir, pois agora é o sacrifício de Jesus, o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, algo muito superior que está em vigor. Assim deixou de existir uma classe sacerdotal que era sustentada pela nação de Israel, até porque neste novo arranjo, “em toda nação, ele aceita aquele que o teme e faz o que é direito” (Atos 10:34,35).
Agora cabe perguntar: é lícito o dízimo para o cristão dos dias de hoje? Deixemos o próprio texto bíblico responder:
Mateus 8:20: “Mas Jesus lhe disse: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde deitar a cabeça.”
Mateus 10:8–10: “Vocês receberam de graça, portanto deem de graça. Não adquiram ouro, nem prata, nem cobre para o seu cinto, nem bolsa de provisões para a viagem, nem roupa extra, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador merece o seu alimento.”
Atos 18:1–4: “Depois disso, ele partiu de Atenas e chegou a Corinto. Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural de Ponto, que tinha chegado recentemente da Itália com Priscila, sua esposa, pois Cláudio tinha ordenado que todos os judeus deixassem Roma. Então ele foi visitá-los e, visto que tinham a mesma profissão, ficou na casa deles e trabalhou com eles, pois eram fabricantes de tendas. Todo sábado ele dava um discurso na sinagoga e persuadia judeus e gregos.”
Estas poucas passagens são suficientes para perceber que os primitivos cristãos que eram líderes da obra de pregar e ensinar, seguindo o exemplo do próprio Jesus Cristo, não eram assalariados nem tinham uma vida boa às custas dos discípulos, muito pelo contrário, como o bom exemplo deixado por Paulo que, para não ser um peso nas costas de seus irmãos na fé, produzia seu próprio sustento e nas horas de folga desempenhava seu ministério cristão.
A título de dízimo para a “obra do Senhor” os lobos em pele de ovelha tem tosquiado os rebanhos extorquindo dinheiro em troca da promessa de riqueza, o que chamam de teologia da prosperidade, em que os prósperos são eles próprios com suas mansões, jatinhos e fortunas, ou constroem templos suntuosos, repletos de ostentação de luxo e riqueza, muito diferente do que os primitivos cristãos faziam, como o exemplo do próprio Jesus, que celebrou sua refeição noturna com os apóstolos fiéis em uma sala de sobrado emprestada. ( O Filho do Homem não tem onde onde deitar a cabeça.)
Naquela época ainda existia o templo onde Jesus as vezes ia pregar, o mesmo templo em que expulsou os vendilhões do Templo. Jesus podia ter ido ao templo com os apóstolos, mas não o fez.
1 Timóteo 5:17, estes falsos pastores, pasmem, chegaram ao ponto de mudar o termo “dupla honra”, que indica como os homens que lideram a congregação cristã devem ser tratados, para “duplo salário”, mais uma vez, a “lei do Cristo” nos ajuda a responder, por exemplo, através do relato de 2 Coríntios 9:7: “Faça cada um conforme resolveu no coração, não a contragosto nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”
No caso do antigo testamento, somente o povo israelita recebia ajuda por meio dos dízimos, e mesmo assim, só os fiéis a Deus.
De acordo com a bíblia, o dízimo NÃO é obrigatório…
E de acordo com a mesma bíblia, dízimo não é válido aos dias de hoje, dízimo não é algo para Deus, como se Ele precisasse… por conta de nossos pecados, Jesus se fez oferta, no nosso lugar, nós só temos que adorar em Espírito e em Verdade a Deus e a Jesus Nosso Senhor Libertador de todos os nossos pecados.
E caso não dê dízimo, então sua vida financeira estará arrasada, é mentira, não deixe de pagar conta de luz, água, comprar comida para dar dízimo, achando que Deus vai prover a comida e a energia pra você… Não vai !!
Em Deuteronômio 26.12 diz que era uma ordenança da Lei, só para Israel. A lei teve um fim na cruz por Cristo, não sendo mais necessário o cumprimento de ordenanças depois da cruz. O sistema religioso ao obrigar o povo a dar dízimos, estão invalidando o sacrifício de Cristo na cruz. O que ocorre hoje é por amor ao próximo, não esquecer de todos que estão necessitados.
Se quiser dar teu dízimo vá a algum lugar onde tem gente que foi esquecida por causa da miséria, que está morrendo de fome, que está doente, necessitado.
– A Bíblia ensina que Deus é amor, e que ele quer que as pessoas o adorem por amor, não por medo ou obrigação. (1 João 4:8, 16¹) Jesus disse que o primeiro e maior mandamento é amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força. (Marcos 12:28-30¹) O amor não pode ser imposto ou forçado, mas deve ser uma escolha livre e sincera. (2 Coríntios 9:7¹)
– A Bíblia também ensina que Deus é justo, e que ele julgará cada pessoa de acordo com as suas obras, não segundo a religião que professa. (Romanos 2:5-11¹) Deus não faz acepção de pessoas, mas aceita os que o temem e fazem o que é justo, seja qual for a nação a que pertençam. (Atos 10:34, 35¹)
– A Bíblia também ensina que Deus é sábio, e que ele sabe como alcançar o coração das pessoas. (Provérbios 21:1¹) Jesus disse que ninguém pode vir a ele, a menos que o Pai o atraia. (João 6:44¹) Portanto, não cabe aos humanos tentar converter ou persuadir os outros pela força ou pela astúcia. (2 Coríntios 4:2¹) O papel dos cristãos é apenas semear a semente da palavra de Deus, e deixar que Deus faça crescer. (1 Coríntios 3:6-9¹)
– A Bíblia também ensina que Deus é paciente, e que ele não deseja que ninguém seja destruído, mas que todos alcancem o arrependimento. (2 Pedro 3:9¹) Jesus disse que o campo é o mundo, e que a colheita é no fim da era. (Mateus 13:38, 39¹) Portanto, os cristãos devem respeitar o tempo e o modo de Deus agir na vida das pessoas, e não se apressar ou se impor sobre elas. (Eclesiastes 3:11¹)
-A Bíblia diz que empurrar a religião para os outros é contrário à vontade e ao caráter de Deus. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus, que disse: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20¹) Jesus não arromba a porta nem invade a casa de ninguém. Ele apenas bate e espera uma resposta.
Mas então esse mundo teve Jesus, e Ele pregou o amor ao próximo sem distinção. Ele também não cobrou o Amor que distribuiu entre nós, Ele não cobrou por ter morrido na cruz, deu de graça e recebemos de graça.
Exigir direitos de Deus? E se ele resolver exigir os Dele?
Aproveitando para lembrar aos cobradores de plantão, que, chegará um dia em que Deus se levantará para cobrar. Vai exigir algumas coisas, alguns direitos, e o principal deles será cobrado de cada um de nós, o sangue do seu Único Filho, O SANGUE DE JESUS derramado na cruz por mim e por você. Ele um dia pedirá contas, do que fizemos em relação a isso, e, vinculado a isso, Ele vai cobrar os frutos dos dons, o cuidado com os pobres, a visita aos doentes, a misericórdia com as viúvas e os órfãos, o vestir dos que andam quase nus…
A Glória é Tua Senhor Deus Rei dos Reis. Jesus Cristo Meu Salvador.