Altruísmo

Não somos o que queremos ser, somos aquilo que Deus quer de nós.

Guardei minha dor no bolso e fui ser o que Deus quer de mim.

Um amigo me chamou para ajudá-lo a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui. Não por nobreza: cuidar dele faria com que eu me esquecesse de mim.

Será que Deus sente a sua dor?

A “capacidade de se identificar com outra pessoa e de sentir o que ela sente por se colocar no lugar dela” chama-se empatia. De acordo com o Dr. Rick Hanson, especialista em saúde mental, a empatia está em nosso sangue — nós já nascemos com ela.

A capacidade que os humanos têm de mostrar empatia faz com que eles sejam diferentes dos outros seres vivos. Mas por que nós temos essa qualidade? A Bíblia diz que Deus nos criou à imagem dele. (Gênesis 1:26) Isso significa que Deus nos deu as boas qualidades que ele tem. Por isso, somos capazes de imitar a sua personalidade. Quando uma pessoa que se importa com outros age com empatia, ela está imitando o nosso Criador, Deus. — Provérbios 14:31.

Os benefícios da empatia para quem o pratica também são notáveis, a exemplo do aumento da autoestima e da saúde mental.

O altruísta faz demonstrações públicas, como choro público por celebridades mortas e participação em manifestações, podem ser influenciadas pelo desejo de serem vistas como generosas. Pessoas que sabem que são monitoradas publicamente às vezes até doam, de forma dispendiosa, o dinheiro que sabem que não é necessário para o destinatário devido a preocupações com a reputação sente necessidade de  sua atuação espontânea, e assim aprimorada, pela educação positivista, com isso, evitando-se, a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.

Exemplo de um “altruísta” é quando ele vai ajudar alguém como forma de recompensa para si mesmo sem pensar nos que mais necessitam;- Vou ajudar tal pessoa por que Deus vai me recompensar, vou ajudar tal partido porque são para meu interesse, sem pensar no bem de todos.

Para elas, só pode ser benéfico ajudar os outros se houver uma chance de que eles retribuam a ajuda. A estratégia eficaz de olho por olho. Muitas pessoas parecem estar seguindo uma estratégia semelhante ao cooperar se e somente se outros cooperarem em troca.

Deus se coloca em nosso lugar e odeia nos ver sofrer. Por exemplo, no passado, os israelitas sofreram como escravos no Egito. Depois disso, eles enfrentaram dificuldades por 40 anos em um deserto. A Bíblia fala como Deus se sentiu: “Durante toda a aflição deles, Ele também ficou aflito.” (Isaías 63:9) Deus não apenas sabia das dificuldades deles, Ele sentiu a dor daquelas pessoas. Deus disse: “Sei muito bem quanto estão sofrendo.” (Êxodo 3:7) Ele também disse: “Aquele que toca em vocês, toca na menina do meu olho.” (Zacarias 2:8) Isso significa que, quando alguém nos faz sofrer, Deus também sofre.

Então quem não sente empatia não é filho de Deus ?

As almas indiferentes não sentem justiça, misericórdia e fidelidade. Jesus reserva Sua repreensão mais feroz para pastores indiferentes e sem empatia que falam a “verdade”, mas “amarram fardos pesados ​​e incômodos”, e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um dedo para movê-los” (Mateus 23:4).

Jesus repreende pastores-pastores-líderes que negligenciam “os preceitos mais importantes da lei: justiça, misericórdia e fidelidade … Vocês deveriam ter praticado estas últimas, sem negligenciar aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo” (Mateus 23:23-24)

Jesus ordena e recomenda piedade, compaixão, misericórdia e empatia ativa intercultural (Lucas 10:25-37).

Dar esmola aos pobres é frequentemente considerado uma ação altruísta.  Pessoas famintas, desnutridas, doentes, discriminadas por causa da cor da pele, portadoras de deficiências, sem autonomia física, ficam ainda mais fragilizadas (Mc 3 –10). Quem cuidará delas? A religião as condenaria ao conformismo, como resultado de pecados pessoais ou ancestrais, de acordo com o senso comum.

Mas elas não necessitam de esmolas, os restos que sobram de ti, elas necessitam ser resgatadas, admiradas como pessoas, como filhos de Deus. A religião não cuida dessas coisas? Não, Jesus também, enquanto vigiado pelas autoridades religiosas de seu tempo, era julgado.  Entre cristãos, o legalismo sempre está próximo do preconceito e do exclusivismo. A fome e o racismo não são estudados na Escola Dominical. A afirmação do pecado abstrato, sim.

“No juízo final, você espera ser desculpado? Deus poderá lhe obrigar a derramar lágrimas de vergonha, nesse dia, fazendo recitar de cor os poemas que você poderia ter escrito, e não o fez; as palavras de indignação que evitou proferir, tivesse sido sua uma vida de amor à justiça”.

“Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? ” Lucas 10:25

E pra finalizar:- “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui.”

Amado Deus eu te amo, Honra e Glória ao TEU PODER PARA SEMPRE AMEM

Feliz Sábado ‘a todos.