Calvino rejeitava a guarda do Sábado

“Pois a ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens que impedem a verdade pela sua injustiça” (Rm 1.18, A21).

João Calvino, o reformador que mais influenciou os presbiterianos, rejeitava a guarda do sábado.

Calvino ensinava que o aspecto cerimonial da guarda do sábado foi revogado.

Os reformadores rejeitavam a obrigatoriedade da guarda do sábado. João Calvino, o famoso reformador de Genebra, na Suíça, viveu entre 1509 e 1564. Seus livros, sermões, cartas e outros escritos continuam sendo traduzidos e publicados em muitas línguas, inclusive o português. Esses textos continuam tendo grande peso não apenas na teologia presbiteriana, mas também na teologia da Igreja Evangélica Congregacional e em vários e importantes grupos batistas! Mas o que muitos talvez não sabem é que Calvino rejeitava a guarda do sábado!

Livro Instituição da religião cristã

O famoso reformador de Genebra foi um prolífico escritor. Na obra Instituição da religião cristã (também intitulada Institutas da religião cristã), o mais importante livro de sua autoria, lemos:

CRISTO ABOLIU A LEI JUDAICA DO SÁBADO. Mas não há absolutamente dúvida alguma de que esse preceito fora uma prefiguração, sendo imposto sobre os judeus durante a era das cerimônias, com o fim de lhes representar, sob uma observância externa, o culto espiritual de Deus. Portanto, com a vinda de Cristo, que é a luz das sombras e a realidade das figuras, esse preceito foi abolido, como as sombras permanentes da lei mosaica, como Paulo testifica com toda a clareza (Gálatas 4.8–11; Colossenses  2.16–17). … Assim, vão dissipar-se as falácias dos sofistas, os quais infectaram o mundo com a noção judaica, a saber: que a parte cerimonial desse mandamento foi abolida (em sua fraseologia, chamam-no “a designação” do sétimo dia); mas que a parte moral permanece, a saber, a observância de um dia semanal.”

Mais tarde, Calvino publicou uma edição ampliada das Institutas. Mas não mudou sua posição sobre o sábado:

“Não pode haver dúvida alguma de que, com a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, a parte cerimonial do [quarto mandamento] foi abolida. … tendo o sábado sido cancelado, ainda há entre nós espaço, primeiro, para nos reunir em determinados dias para ouvir a Palavra, partir o pão místico e orar em grupo, e, segundo, para dar a nossos empregados e trabalhadores descanso de seu trabalho. Não se pode negar que o Senhor cuidou desses dois aspectos no mandamento do sábado… Observamos [o domingo] sem judaísmo, porque nessa questão divergimos bastante dos judeus. Não celebramos o dia com minuciosíssima formalidade, como uma cerimônia que imaginamos que tipifique um mistério espiritual, mas o adotamos como um remédio necessário para preservar a ordem na igreja. Paulo nos instrui que os cristãos não devem ser julgados quanto à observância desse dia, porque é sombra de algo vindouro (Colossenses 2.16), e, nesse sentido, expressa receio de que seu trabalho entre os gálatas se revelasse em vão, porque eles ainda observavam dias (Gálatas 4.10,11). E diz aos romanos que é supersticioso fazer distinção entre um dia e outro (Romanos 14.5). [A guarda do sábado] obscurece a glória de Cristo e a luz do evangelho.” 

Concluindo:-

Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas

Mt 5,17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

Histórico oficial de reformadores e confissões de fé que rejeitaram o sábado como lei moral de Deus:

Lutero

Calvino

Zuínglio

Cranmer

Tyndale

Bunyan

Confissão de Augsburgo

Confissão Escocesa

Segunda Confissão Helvética

Trinta e Nove Artigos

Cânones de Dort

A Deus Toda Honra e Toda Glória. Amém

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR.