— é o homem que está aqui »

Pilatos: O que é a verdade?

Jesus Respondeu; É o Homem que está diante de você

“Quid est veritas?” (O que é a verdade?), e a resposta “Est vir qui adest” (É o homem que está diante de você).

“O que é a verdade?”, traduzida ao latim por: “Quid est veritas?”. 

“Est vir qui adest”, (É o homem que está diante de você). Responde JESUS para Pilatos.

“Eis Aqui O Homem!” (joão 19:1-5)

Sem dúvida foi movido por desprezo que Pilatos apresentou JESUS à multidão enfurecida, dizendo: “Eis aqui o homem”.

Que apresentação! JESUS acabara de ser açoitado. Para zombarem dEle colocaram uma vestimenta púrpura (uma capa de cor roxa escura que era parte das vestes dos grandes: sacerdotes, reis, etc.). Em sua cabeça colocaram uma coroa de espinhos.

Mas Sua grandeza moral brilhou através de todas as humilhações. O próprio Pilatos disse: “Logo tu és rei?” (João 18:37), e teve que reconhecer por três vezes, que não havia em JESUS nenhum crime, nenhum motivo de condenação (18:38; 19:4, 6). “Eis aqui o homem!” JESUS foi o único homem que satisfez, completamente, as santas exigências de Deus. Apenas em JESUS, Deus encontrou uma vida pura, a perfeita humildade, o amor que se consagra por completo e a obediência total.

JESUS se humilhou e veio em semelhança de homem «De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo JESUS que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.» Filipenses 2,5-8.

JESUS foi tentado em tudo segundo nossa semelhança

«Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.» Hebreus 4,15.

Embora fosse o Filho de Deus, lemos na Bíblia que Jesus escolheu vir à Terra em forma humana. Está escrito que Ele tinha uma natureza humana e uma vontade humana, mas que nunca pecou. Devido a esta vida vitoriosa ele pode vencer a morte e agora está sentado à direita de seu Pai no céu.

Que tua jornada, seja sempre caminho de justiça, a qual é, por laços de consanguinidade, irmã idêntica da dignidade, e ambas, as duas, filhas primaciais, notáveis e virtuosas da verdade. Lembrando, com efeito, que a verdade é uma pessoa majestosa e doce (que jaz além de toda cognição humana, bem além de nosso débil entendimento, a quem mesmo de nossa tenaz ignorância e modo humano de dar sentido às coisas e ao nosso próprio mundo), que, a despeito de toda esta glória e poder, nos ama ternamente e, com singeleza-de-ser, manifesta-se pessoalmente, e todo por inteiro, para qualquer mortal que, apaixonado pela vida, a saber, fascinado pela existência esplêndida que recebeu, acede portar em si mesmo uma alma humilde, um espírito quebrantado e um coração bem-agradecido, sincero e contrito ante aquele que É, e que ERA, e que há de vir, JESUS CRISTO, o amor inaudito de DEUS, enroupado em carne humana para remissão dos que a ELE, inabaláveis, se unem pela fé/obediência. Assim, decorre proclamar que a verdade é JESUS CRISTO, o caminho é JESUS CRISTO e a vida é JESUS CRISTO! Aceitem-NO e vivam serena e copiosamente; porque ELE é a ternura de DEUS, a doçura sem par jamais sorvida ou mesmo sentida em quaisquer outras filosofias ou sistemas humanos natimortos! Sim, JESUS CRISTO é, deveras, maravilhoso, a grata nova de DEUS para esta humanidade fracassada, desesperançada, melancólica, humilhada, aviltada, plangente e triste!

 Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?  

E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;  porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.

A DEUS toda a HONRA e toda a GLÓRIA para Sempre

Amém