Próximo Passo

Estados Unidos da América vai atacar Venezuela e o próximo passo será o Brasil.

Não serão os vermelhos que vão invadir o Brasil, mas sim, os azuis.

Posso apostar cá comigo que os EUA querem nosso Brasil, assim como a Venezuela, que tem Petróleo e o Brasil tem terras raras…

Lítio, nióbio, cobre, manganês e terras-raras, entre outros minérios, estão no centro de uma das disputas mais acirradas do século 21.

Essas matérias-primas são essenciais para a fabricação de tecnologias que moldam o futuro: desde carros elétricos e painéis solares até equipamentos militares de ponta e smartphones.

São também a base da transição energética global e, por isso, tornaram-se alvo de uma verdadeira corrida geopolítica, movida por interesses bilionários, disputas territoriais e estratégias de poder.

Terras raras é o nome que se dá a um grupo de 17 elementos que não são exatamente raros, mas sim de difícil exploração, presentes nos celulares, nas telas, nas turbinas eólicas, nos carros elétricos, nos painéis solares e até nos mísseis supersônicos.

“Eles têm propriedades magnéticas e de condutividade fantásticas, que permitiram a miniaturização dos nossos eletrônicos: para que nossos computadores ficassem do tamanho de celulares e laptops, em vez de serem do tamanho de um prédio. Permitiram também veículos mais eficientes, por simplesmente torná-los mais leves e resistentes ao mesmo tempo”, disse ela, em entrevista concedida em março de 2025.

Outra área em que eles têm papel crescente é na militar. A Otan, aliança militar ocidental, recentemente listou 12 minerais críticos pra produzir caças, tanques, submarinos e mísseis.

A aliança diz que o abastecimento desses minérios, inclusive os terras-raras, é “vital para manter a vantagem tecnológica e a prontidão operacional da Otan”. Quem é a OTAN? Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é um organismo internacional fundado no ano de 1949 no contexto da Guerra Fria. O objetivo da Otan é garantir a segurança dos seus países-membros por meio de ações específicas.

Otan conta com 30 países-membros, com destaque para Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Turquia.

AlbâniaEstados UnidosLuxemburgo
AlemanhaEstôniaMacedônia do Norte
BélgicaFrançaMontenegro
BulgáriaGréciaNoruega
CanadáHolandaPolônia
CroáciaHungriaPortugal
DinamarcaIslândiaReino Unido
EslováquiaItáliaRepública Tcheca
EslovêniaLetôniaRomênia
EspanhaLituâniaTurquia

As operações militares da Otan ocorreram majoritariamente nos últimos 30 anos, em regiões pontuais do globo, usualmente pontos de interesse de um ou mais países-membros. A lista abaixo apresenta as principais operações militares da Otan.

  • Guerra Iraque-Kuwait (1990): a Otan enviou tropas para a proteção de parte do território da Turquia durante o conflito ocorrido no Oriente Médio.
  • Guerra da Bósnia (1994): a Otan realizou diversos ataques aéreos na Sérvia para dissuadir as ações desse país durante a invasão da Bósnia e Herzegovina.
  • Intervenção do Kosovo (1999): a Otan atuou em Kosovo para conter os ataques sérvios e promover a estabilidade política da região.
  • Guerra do Afeganistão (2001): a Otan atuou de maneira decisiva na invasão do Afeganistão em apoio à Guerra ao Terror promovida pelos Estados Unidos.
  • Intervenção no Iraque (2004): a Otan realizou missões de apoio e treinamento ao governo iraquiano após a queda do ditador local como desdobramento da invasão estadunidense.
  • Intervenção na Líbia (2011): a Otan empreendeu ações militares na Líbia com o intuito de coibir distúrbios gerados no país a partir da Primavera Árabe.
  • A organização é um dos principais polos de poder do globo, em termos políticos, militares, econômicos e até mesmo culturais. A Otan é um polo de oposição tradicional aos países ditos não alinhados, como Irã e Coreia do Norte, e também de importantes potências globais, como Rússia e China. A tendência é que a Otan objete a China e a Rússia cada vez mais em busca do estabelecimento de zonas de influência em nível mundial.
  • O Brasil não faz parte da Otan, mas desde 2019 é tido como um parceiro dessa organização, chamado de aliado preferencial extra-Otan. Portanto Brasil esta cotado como “EXTRA”. O extrativismo é uma prática que consiste na obtenção de recursos da natureza para fins econômicos ou para a subsistência.
  • Está para acontecer novamente o que houve em 1964 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/08/07/quando-os-eua-enviaram-ate-porta-avioes-para-interferir-na-politica-brasileira.ghtml tática foi negociada intensamente nos estertores do último governo democrático do Brasil antes da ditadura.
  • “Não se tratava de uma ameaça de um país soberano contra o outro, mas do apoio que os Estados Unidos davam para garantir que seus aliados no Brasil tomassem o poder.”
  • Se Brasil é uma ameaça, quem seria a OTAN e os EUA para o mundo?