“Uma hora de felicidade”.

“Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” 

“Vós não conheceis nem a mim nem a meu Pai. Se conhecêsseis a mim, da mesma forma conheceríeis a meu Pai.” 

“Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”

“Nem todo o que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Quando é que Deus te busca pela mão e te leva para ajudar o próximo?

Talvez você pergunte, mas como Deus me pega pela mão…?

Ele te pega pela mão quando você vê uma pessoa passando necessidade e não ajuda, Ele te leva pela mão quando por exemplo, em um parque, leva algumas pessoas idosas para passear em cadeiras de rodas; ou em um hospital, brincando com crianças internadas; ou praticando esportes com portadores de deficiência. 

Ou quando você sorri para alguém que está triste e aquele sorriso é um consolo e essa pessoa se anima e vai a luta determinada a buscar seu objetivo de vida.

Quando o “Teu Irmão” está precisando de sua ajuda…Você sabe?

“Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”

Jesus não veio abolir a Lei, mas cumpri-la. Abolir a Lei é, acabar com a Lei.

Mas qual seria esta Lei?

Seria a Lei dos Dez Mandamentos?

Os Dez Mandamentos resumidos em dois princípios: amor ao Senhor e ao nosso próximo:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).

Só temos estas Leis? Não…

A tradição judaica relaciona esse mandamento à observância do Sabá, em referência ao sétimo dia da Criação, quando Deus se deu por satisfeito de Sua obra e resolveu descansar. Esse dia também é o marco da libertação do povo de Israel (por obra de Moisés, vale lembrar).

O catolicismo, porém, decidiu santificar o domingo para destacar que foi nesse dia que Jesus ressuscitou. Daí o motivo pelo qual as missas são eventos dominicais. Já as festas de guarda são as celebrações do calendário litúrgico. Entre elas, temos o Natal, o Dia de Reis, o Corpus Christi e o Dia de Todos os Santos (que é precedido pela festa de Halloween).

Honrar pai e mãe

Trata-se do primeiro preceito moral desta lista e estabelece a família como unidade básica da vida. Ele também está na origem da educação que se procura dar aos filhos, como forma de prepará-los para o convívio em sociedade, devendo sempre o jovem tratar com deferência os pais e os mais velhos.

Há muita discussão hoje em dia a respeito do tipo de união que pode configurar uma família. A maneira como ela deve se constituir, porém, não muda: deve ser uma relação baseada no amor e no respeito, na proteção e no carinho.

Não matarás

Esse mandamento, de certa forma, reformou o artigo mais famoso do Código de Hamurábi, que prescrevia a vingança (“olho por olho”) como retribuição ao agravo sofrido. Com o tempo, o conceito sofisticou-se com o objetivo de evitar que se cometessem outras violências, físicas ou não, a outros ou à própria pessoa.

Representa, também, uma maneira de disciplinar um povo ainda acostumado a velhos códigos de conduta, já incompatíveis com aqueles tempos bíblicos. Mais a frente, Cristo daria um passo adiante a esse mandamento, ao recomendar que se desse a outra face ao agressor.

Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” 

A Honra e a Glória são para quem?

Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém.