Nenhum fio de cabelo cai

Nenhum fio de cabelo caí de nossas cabeças sem a permissão de Deus, portanto não são nossas escolhas, mas sim, as escolhas de Deus.

Nada foge do controle de Deus. Está escrito nos evangelhos que Jesus disse: “Não cai um fio de cabelo de nossa cabeça sem que Deus saiba e permita”, e também “Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus saiba e permita”. Deus sempre comanda tudo.

Deus nos chama e escolhe como a flor mais bela.

Acaso quando uma criança nasce doente, com uma doença terrível, foi escolha dela? Acaso quando uma criança pequena não for ensinada, ela será uma pessoa decente quando crescer? Ou Indecente? Se os pais pensarem que aquela criança deve decidir por seus atos, fazendo suas escolhas, sozinha, escolhendo ao seu bel prazer, sem correção, e assim deixando o livre arbítrio, será que ela vai saber o que é certo ou errado?

Quem faz nossas escolhas? Quem nos guia e ampara quando somos pequenos? Quem escolhe a hora da nossa morte? Quando uma pessoa sofre pelas consequências da vida, outra pessoa vem e diz: Foi tua escolha, acaso ela não está sendo egoísta, maldosa, sem discernimento para entender o sofrimento de outra pessoa? Acaso esta palavra “foi tua escolha” não poderá matar, já que, foi dita num momento de sofrimento grande, e com isso, esta pessoa sem amparo poderá vir a querer exterminar a própria vida?

Será que antes de eu nascer, cheguei na frente de Deus e disse, por favor Deus, eu quero nascer e sofrer muito…não tem lógica né?

Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, Nele! Para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Em amor nos predestinou para Ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de Sua vontade. Eu não sou dona de minhas vontades, mas sim, Deus é. Eu “ORO” a cada decisão minha, eu imploro para Deus a direção em tudo que vou fazer. Acaso Deus nos deixaria, assim, como aqueles pais que deixam os seus filhos, sozinhos, nas escolhas dos seus atos?

Quem escolheu Moisés para guiar o povo de Deus? Foi Moises que se escolheu ou foi Deus que escolheu Moisés? Moisés já nasceu pronto. Sabemos que Moisés foi criado no palácio do Faraó e que matou um egípcio que estava espancando um escravo hebreu. Ele então foge para o deserto de Midiã, se torna pastor de ovelhas e um dia enquanto pastoreava as ovelhas uma fugiu para bem longe e Moisés foi atrás quando a encontrou estava tomando água num riacho.

Foi assim que Moisés “chegou a Horebe, o monte de Deus”. Quando Moisés viu o cordeiro beber água do ribeiro com sede, disse: “Cordeiro, se eu soubesse que estavas com tanta sede, teria-te levado nas minhas costas até à água!” Depois de ouvir isso, Deus disse: “Moisés é digno de ser o líder do meu povo”. Deus escolhe Moisés pela disposição em se esforçar para ajudar outra criatura. Foi a sua disposição em carregar um fardo pelo bem de outro. A bondade, e não a inteligência ou a engenhosidade, é o mais importante para Deus. Comprovando assim que Deus escolheu Moisés, e não Moisés que escolheu seu caminho.

Jó era rico, era um grande fazendeiro, tinha muitos filhos e caminhava para uma velhice feliz. Passou por um sofrimento verdadeiro. Jó era fiel em guardar os mandamentos de Deus. De repente, ele perde tudo: fica pobre, os filhos morrem e ele adoece. Foi escolha dele? Não, Satanás alegou que Jó temia e adorava a Deus somente porque o Senhor o havia abençoado e protegido. O Senhor permitiu que Satanás fizesse todo o mal para Jó, Jó não fez a escolha, mas sim, ele foi testado. E permaneceu fiel a Deus até o fim.

Em Lucas, nas duas passagens os cabelos são mencionados para dizer que Deus tem sempre a situação sob controle, principalmente quando os discípulos, que testemunham o nome de Deus, são ameaçados e até mesmo colocados diante da morte.

Não tenham medo daqueles que matam o corpo, e depois disso nada mais têm a fazer. Vou mostrar a quem vocês devem temer: tenham medo daquele que, depois de ter matado, tem poder de jogá-los no inferno. Eu lhes digo: é a este que vocês devem temer. Não se vendem cinco pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais.

No capítulo 21 de Lucas o texto está particularmente ligado à coragem do testemunho como escolhidos, quando Jesus anuncia aos escolhidos, as dificuldades pelas quais passarão aqueles que anunciam sua mensagem, as ameaças que sofrerão por causa do seu nome: prisão, perseguição, incompreensão na família, falatórios de pessoas fofoqueiras, difamações por parte de pessoas sem noção. Diante dessas ameaças e dificuldades, Jesus garante a seus escolhidos discípulos que Deus estará com eles e diz, em Lucas 21,18-19, que embora odiados por todos não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!

Nem mesmo seus irmãos criam Nele. Então Jesus disse a eles: “A minha hora ainda não chegou; mas a vossa hora está sempre pronta. O mundo não pode odiar-vos; mas odeia-me a mim, porque eu testifico dele que as suas obras são más. Subi vós a esta festa; eu ainda não subo a esta festa, porque a minha hora ainda não está completa.” João 7:5-8 Jesus quis dizer que seus irmãos faziam parte do mundo e podiam comparecer à festa sem problemas, mas Jesus falava a verdade sobre o mundo e ainda não estava pronto para as consequências porque ainda tinha muito a dizer.

Jesus, sabendo que havia chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os “seus” que estavam no mundo, amou-os até o fim.” ‭‭João‬ ‭13‬:‭1

“Depois de ter dito estas palavras, Jesus levantou os olhos para o céu e disse: ‘Pai, chegou a hora; glorifica o teu Filho, para que o Filho te glorifique,’ ” ‭‭João‬ ‭17‬:‭1‬

Minha hora não está completa, Jesus sabia de tudo, deste mundo e do outro, o Paraíso, sabia da morte, da vida, sabia que Deus O havia escolhido para ser o Salvador do mundo.

Há na terra “duas classes” de pessoas que realmente existem – os justos e os ímpios. o mundo está “de fato” dividido em duas classes – santos e pecadores. O apóstolo considera o caso dos pecadores em Romanos 9:22 .

Exemplo disso são os justos e os injustos. Judas não foi chamado de “filho da perdição” ele era o filho da perdição e já nasceu pronto cheio de sua avareza e traição. Traiu Jesus e o vendeu.

Aqueles que não são eleitos nem sequer têm a chance de se arrepender por conta de nasceram para a destruição. E foi isso o que Deus fez. Ele quis mostrar a sua ira e tornar bem-conhecido o Seu Poder. Assim suportou com muita paciência os que mereciam o castigo e que iam ser destruídos. “Vasos de ira” denota pessoas iníquas contra as quais é apropriado que a ira de Deus seja mostrada; Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”. Apocalipse 22:11

“Os abomináveis a Deus são soberbos, injustos, desonestos, orgulhosos, cheios de si, desejosos de serem mais que os outros, inclusive passando por cima de seu próximo para conseguir o que querem.” Roubadores, que retém ou desviam algo que não lhes pertencem, mas que está em suas mãos. “Roubará o homem a Deus?” Exemplificando, uma herança que é bíblico, mas que os roubadores dizem que a pessoa não merece, o dízimo que seria para os famintos, os necessitados e as viúvas, mas os “pastores” retém para si e sua ganância. Os “ Fofoqueiros, que falam da vida alheia e colaboram para disseminar o mal.”

“Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal. Que direito tem a minha amada na minha casa, visto que com muitos tem cometido grande lascívia? Crês que os sacrifícios e as carnes santificadas poderão afastar de ti o mal? Dai ouvidos à minha voz, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

Concluindo:

Deus sustenta tudo e sabe tudo, mas Ele nos permitiu ter controle sobre se queremos fazer os planos Dele para nossas vidas ou se queremos fazer nossas próprias escolhas. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. Jeremias 7-23,24

Quando não buscam ao Senhor dão ouvidos a outros senhores que os fazem sair da verdade e viver uma vida falsa diante de Deus. Buscam outros caminhos e fazem suas escolhas. Deus é justo e não muda sentença sem que antes arquem com as consequências de seus atos. O Deus que muda sentença não tira a consequência!

Amem Deus seja Louvado