quantas portas tem no céu

As Doze Portas Do Céu

No Antigo Testamento os Filhos do Senhor Jeová se resumiam nas 12 tribos  e cada tribo representavam os filhos de Jacó. Você deve está se perguntando: O que isso tem haver conosco? Qual a ligação das 12 tribos de Israel com a Nova Jerusalém ?Em Apocalipse 21:10 – 12 lemos o seguinte:
“Então o Espírito de Deus me dominou, e o anjo me levou para uma montanha grande e muito alta. Ele me mostrou Jerusalém, a Cidade Santa, que descia do céu e vinha de Deus, brilhando com a glória de Deus. A cidade brilhava como uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara como cristal. Ela era cercada por uma muralha muito alta e grande, com doze portões, guardados por doze anjos. 

Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos do povo de Israel.
Para entrar em uma festa você precisa de um convite. Certo? Jeová já te convidou para entrar na Nova Jerusalém, basta seguir DOZE princípios fundamentais que estão representados nos 12 portões:

Primeiro Portão:

Ruben (“Eis um Filho”)
O Primogênito de Jacó  representa por  Jesus, o Primogênito do Senhor. Para entrar no portão Principal terá que aceitar  o Primogênito, nosso irmão mais velho chamado Jesus.
“O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos.” João :16-35
“…Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Colossences 1:15-16

                                                

Segundo Portão:

Simeão (“Ouvir”)
A Fé vem pelo ouvir.
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela de Cristo.”  Romanos 10:17
Vou usar um exemplo muito comum: Quando estamos doentes precisamos ir a um consultório e  rapidamente pedimos informação sobre o doutor  que está de plantão. Se alguém disser que é excelente medico, acreditamos mesmo sem nunca ter visto o doutor. Assim, ter fé através de ouvir a mensagem do Evangelho nos garante entrada pelo segundo portão da Nova Jerusalém. 


Terceiro Portão:

Judá (“Louvar”)
Esta tribo é representada por um Leão. Todo leão gosta de ser admirado, apreciado, elogiado e etc.  Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá deve ser admirado, mais que isso, deve ser adorado pois Ele é O Vencedor e ama receber louvores. “Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”. E os quatros seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram .” Apocalipse 5:12-1Reserva um tempo louvando ao Senhor e assim estará  alegrando o Coração Dele. 

Quarto Portão

Naftali (“Lutar”)
  “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”  Efésios 6:11-12
Ao lermos o  versículo acima compreendemos que a luta é espiritual. Mas  lutar espiritualmente é lutar não apenas contra Satanás e seus demônios, e sim também contra os vícios, luxuria, impureza mental e social, resumindo: fugir das coisas que não agradam ao Senhor e se dedicar na oração e no estudo da palavra. Lembre-se: O Reino dos céus é conquistado por esforço e quem não lutar não poderá se apossar dele. 

Quinto Portão

Gade (“ Sorte”)
“A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.”  Provérbio 16:33
Basta escolhermos o que é certo para a maldição se transformar em bênçãos, lancemos nossas vidas aos pés de Jesus, o único que tem poder para mudar nossa sorte ,quando tudo e todos dizem que não há mais solução. Cristo é nossa esperança. 


Sexto Portão
Aser (“ Feliz”)
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” Mateus 5:4 Nos momentos mais tristes das nossas vidas, pensamos que Jesus nos abandonou, mas na realidade Ele está ao nosso lado nos consolando, cuidando e ajudando a passar pelas lutas. Lembre-se: Não importa o que passemos de ruim porque nosso foco, meta, e objetivo é Jesus. Se a alegria do Senhor é nossa força se alegre diante das aflições deste mundo e tenha bom ânimo pois Ele já venceu esse mundo. 


Sétimo Portão

Zebulom (“ Ficar e Presente”)

Jesus pediu ao Pai para não nos deixar sozinhos, detalhe que pediu no momento mais triste da Sua vida…Minutos antes da crucificação, Ele intercedeu por mim e por você. Cristo pediu ao Pai um presente, nosso Amigo Eterno, o Consolador seu nome  Espírito Santo. 
 “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.”
“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;”  João 17:11 e 17:20
Em resposta ao Filho Amado o Pai atendeu e enviou o Consolador que está presente até hoje.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”  João 14:16 


Oitavo Portão

José(“ Dar Mais”)

Jeová enviou seu filho para nos dar o direito de sermos seus filhos. Ele prometeu dar paz mediante as tribulações e vida eterna.
“Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós.”  Isaias 26:12“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”  João 10:28  

Vocês estão pensando : José faz parte das 12 tribos? A resposta é sim, realmente faz parte e através de José (filho Amado) Jacó adotou seus dois netos, Efraim e Manassés como seus filhos. José pode ser visto como Jesus, Jacó representa Jeová, Manassés representa Israel,    Efraim representa nós, os gentios. Jacó considerou Efraim acima de seu irmão mais velho. “Vendo José que seu pai pusera a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isto desagradável, e tomou a mão de seu pai para mudar da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés”. E disse José a seu pai: Não assim, meu pai, pois o primogênito é este; põe a mão direita sobre a cabeça dele. Mas seu pai o recusou e disse: Eu sei, meu filho, eu o sei; ele também será um povo, também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações. Assim, os abençoou naquele dia, declarando: Por vós Israel abençoará, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs o nome de Efraim adiante do de Manassés.”  Gênesis 48:17-20
Nos dias de hoje os gentios (nós) aceitaram a Jesus apenas por ouvir e grande parte de Israel O rejeitou, por isso, em Jesus nós temos a primazia e isso vem pela fé. Bem aventurados aqueles que não viram, porém creram.
Obs: Efraim não é tribo mas o significado do seu nome é Dar Frutos ou Ter Filhos Somos Filhos adotivos do Senhor e nada mais justo nos espelharmos  em Jesus obedecendo ao Pai e fazendo a obra pois só assim daremos frutos.
“Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto” Lucas 6: 43:44

Nono PortãoIsaacar

(“Recompensa”)
Aos olhos do Pai somos arvores e toda arvore boa dá frutos bons. Se dermos frutos obviamente seremos recompensados, mas essa recompensa não é material, coisas materiais com o tempo acabam, nosso Pai deseja uma recompensa grande, algo eterno e espiritual.
“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”  Mateus 5:12 
Precisamos estar cientes de que o Galardão  não é nosso objetivo e sim o Amor a Cristo Jesus. Não mereceríamos  recompensas,  mas Seu amor deseja presentear-nos com alegria.(I Coríntios 3: 8-14)

Décimo Portão

Manassés (“Fazer Esquecer”)
“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o premio da Salvação em Cristo Jesus.”   Felipenses 3:13-14
Imagina como seria bom se esquecêssemos dos momentos ruins que passamos nesta vida,você sabia que quando estivermos reinando ao lado de Cristo, Ele nos prometeu exatamente isso? Que maravilhoso!

Décimo Primeiro Portão

Levi (“ Ungido”)
Ungidas são  pessoas Consagradas, Separadas e Escolhidas pelo Senhor. Messias como o próprio nome diz, significa: Consagrado, Ungido e Libertador. Jesus já nasceu ungido, pois foi gerado pelo Espírito Santo, mas para testemunho recebeu o selo do Espírito Santo quando foi batizado por João Batista no deserto da Judéia (Rio Jordão).
“Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”  Lucas 2:8-11
Jesus nos ungiu quando nos presenteou com Espírito Santo e com essa unção podemos fazer obras maiores. 


Décimo Segundo Portão
Benjamim (“Filho que terá sucesso”)
O ultimo portão que nos leva a Nova Jerusalém Portão mais esperado por todos. Devemos acreditar no Filho de Jeová (Mateus 3:17) que nos dera a vitória conquistada com sucesso.(Felipenses 2:9-11)Ele mesmo o Messias Jesus Cristo, vencerá o inimigo de nossas vidas e esta promessa já foi dita no antigo testamento por Nosso Pai.
“Porei inimizade entre ti e a mulher e entre a Tua semente e a sua semente, esta te ferira a cabeça e tu lhe feriras o calcanhar”  Gênesis 3:15
“E o Deus de Paz esmagara em breve Satanás debaixo dos vossos Pés”  Romamos 16:20
Resta esperar, pois o tempo do Senhor não é o nosso. Alegremos, pois falta pouco tempo, tenha certeza pois Jeová não mente.
Lembre- se: Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, pois assim terão o direito de comer da arvore da vida e de entrar na cidade pelos seus portões.                                                                                                      

Apocalipese 22:14