DÍZIMO: CONTRIBUIÇÃO DA LEI OU DA GRAÇA?

O cristão não é obrigado a dar o dízimo, nem por medo do “devorador” Malaquias 3:11 ou de ser amaldiçoado, porque o dízimo é um mandamento da lei judaica, além disso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos nas regiões celestiais Romanos 8:1 e Efésios 1:3. Nem rouba a Deus o cristão que não dá o dízimo… não temos o dever de chamar de ladrão a quem Jesus libertou, se ele contribui com 0% ou 100% é uma atitude pessoal, ele é livre para decidir. Jesus condenou a atitude dos judeus escribas e fariseus que dizimavam até o cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo. Mateus 23:23, infelizmente, muitos cristãos têm repetido esta mesma atitude.

Não há um só versículo no Novo Testamento, que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar.

Por outro lado, se o cristão deixa de contribuir ou diminui esta contribuição, por que descobre que não é obrigado, está agindo de má fé para com Deus, como fez Ananias e Safira.

Ele deve contribuir sim, se assim o quiser, feliz, porque sabe, que pode fazê-lo por amor a Deus e não por imposição de homens, e segundo o que propuser em seu coração. Toda a contribuição para a Igreja da época era feita unicamente através de ofertas e partilha de bens. Nós, cristãos, devemos ter o cuidado de não ficarmos como passarinho no ninho: obrigados a engolir o que colocam na nossa boca.

Pela Lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes desta tribo.

Quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra “porque o Senhor Deus de Israel é sua herança” (Deuteronômio 18:2). A Tribo de Levi servia deveres religiosos particulares para os israelitas e tiveram responsabilidades políticas também. Em troca, as tribos das terras eram esperadas a dar o dízimo para os Levitas, especialmente o dízimo conhecido como o Maaser Rishon ou Dízimo dos Levitas. Na prática judaica atual, que data da destruição do Templo em Jerusalém, os privilégios e responsabilidades comuns dos levitas são essencialmente limitados à leitura da Torá na sinagoga e o ritual de pidyon haben.

Eles recebiam e se mantinham dos dízimos, porque não tinham herança e cuidavam do Templo de Deus, a Casa do Senhor, para onde os dízimos eram levados. Números 18:21/30 O Templo foi destruído e não existem mais os sacerdotes levitas. Pela Graça, a instituição do dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico, porque todos nós somos sacerdotes de Cristo. Apocalipse 1:6, pois não há mais necessidade desta tribo sacerdotal. O Dízimo foi estabelecido para os judeus; não para a igreja de Jesus Cristo. Hebreus 7:5

Devemos compreender a diferença entre contribuir em LEI e o contribuir em GRAÇA, para não ficarmos debaixo de maldição, e obrigados a guardar toda a lei, se escolhermos seguir um mandamento dela, como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 5:3/4, pois quem cumpre um mandamento da lei é obrigado a guardar toda a lei.

1ª Timóteo – Capítulo 03

1Tm.3.1- Fiel é esta palavra: Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra deseja.

1Tm.3.2- É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, vigilante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar;

1Tm.3.3- não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso;

1Tm.3.4- que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito

1Tm.3.5- (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);

1Tm.3.6- não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.

1Tm.3.7- Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo.

1Tm.3.8- Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,

1Tm.3.9- guardando o mistério da fé numa consciência pura.

1Tm.3.10- E também estes sejam primeiro provados, depois exercitem o diaconato, se forem irrepreensíveis.

1Tm.3.11- Da mesma sorte as mulheres sejam sérias, não maldizentes, sóbrias, e fiéis em tudo.

1Tm.3.12- Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

1Tm.3.13- Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

1Tm.3.14- Escrevo-te estas coisas, embora esperando ir ver-te em breve,

1Tm.3.15- para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.

1Tm.3.16- E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.