O 3° Selo – O Cavalo Preto: A Fome

“O dia que nós soubermos ser sinceros com Deus, não existirá prece sem ser atendida, choro sem ser consolado, nem dúvida à ser respondida…”

Apocalipse 6:5 

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.

E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.

Preto, nas Escrituras, é a imagem do medo, da fome, da morte. Lamentações 5:10 ; “Nossa pele estava preta como um forno, por causa da terrível fome.” Jeremias 14: 2 ; “Por causa da seca, Judá lamenta, e as suas portas definham; eles estão de luto profundo (literalmente, negros) pela terra. ” Joel 2: 6 ; “Todos os rostos reunirão escuridão.” Naum 2:10 ; “Os joelhos ferem juntos, e há uma grande dor em todos os lombos, e os rostos de todos ganham escuridão.” Compare Apocalipse 6:12 ; Ezequiel 32: 7 . Pela cor do cavalo aqui apresentada, devemos procurar naturalmente uma calamidade terrível, embora a natureza da calamidade não seja designada pelo mero uso da palavra “preto”. Qual deveria ser a calamidade deve ser determinada pelo que se segue no símbolo. Fome, peste, opressão, tributação pesada, tirania, invasão – qualquer um desses itens pode ser indicado pela cor do cavalo.

Símbolo também da fome que insurgirá e fará com que o alimento seja racionado, seja pesado e terá preços exorbitantes.

Tudo isto identifica o terceiro cavaleiro como sendo a Fome. Nos tempos de guerra escasseia o alimento, e ele é racionado e pesado para cada família.

Os preços dos gêneros de primeira necessidade se elevam assustadoramente; triplica ou decuplica o preço do trigo para o pão.

O Aumento excessivo no preço de trigo comprometerá seriamente a Economia Mundial. Mas para que haja um aumento tão estupendo nos preços do trigo, seus derivados e outros alimentos essenciais  é necessário uma crise, e a crise, pode ser gerada entre outras causas por:

– Guerras;

– Tragédias Ambientais de grande Porte;

– Mudanças Climáticas radicais e comprometedoras na produção de alimento, a seca excessiva ou abundância de chuvas fora de tempo e estação podem comprometer  a produção de alimentos;

– Pragas avassaladoras;

– Desastres Nucleares que venham contaminar a produção alimentos que poderão ficar infectadas por agentes Radioativos. 

Não se sabe ao certo como este misterioso cavaleiro vai provocar danos a Economia Mundial, principalmente a Economia das Nações mais ricas do mundo, localizadas acima da linha do Equador.                           É lógico que a crise no Hemisfério norte sempre acaba refletindo no Hemisfério Sul. Isto indica que os Caos econômico será a nível mundial. 

As balanças: “e aquele que estava sentado sobre ele tinha um par de balanças na mão”. A palavra original traduzida aqui como “um par de saldos”. Esta palavra significa apropriadamente um jugo, que serve para acoplar qualquer coisa, como um jugo para gado. Por isso, é usado para denotar o feixe de uma balança ou de um par de escalas – e é evidentemente usado aqui. A ideia é que algo deveria ser pesado, a fim de determinar sua quantidade ou seu valor. Escalas ou balanças são os emblemas da justiça ou da equidade (compare Jó 31: 6 ; Salmo 62: 9 ; Provérbios 11: 1 ; Provérbios 16:11 ); e quando associados a símbolos que denotam a venda de grãos e frutas em peso, tornam-se o símbolo da escassez. Assim, “pão em peso” Levítico 26:26 denota escassez. Assim, em Ezequiel 4:16 : “E eles comerão pão em peso”. O uso de balanças aqui como um símbolo significaria que algo deveria ser ponderado com precisão e cuidado.

A Cavalgada desse Cavaleiro montado num cavalo preto representa a uma grande elevação do custo de Vida, trás de volta para o Cenário mundial a Inflação (Diminuição do Poder de compra) para tal os principais alimentos de consumo se tornarão escasso e muitíssimo caros. Pode ocasionar também a desvalorização da moeda de cada nação, provocando grande crise econômica mundial, colapso financeiro e a Fome em larga escala em todos os cantos.